São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
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Identidade também se muda

HELCIO EMERICH

Todos os anos, a Anspach Grossmann Portugal, de Nova York -a mais importante agência dos EUA especializada em consultoria para assunto de identidade corporativa- realiza um levantamento sobre as mudanças efetuadas na denominação das empresas norte-americanas.
O mais recente relatório dessa pesquisa revela que, nos últimos cinco anos, mais de 3.000 companhias trocaram ou atualizaram seus nomes. Em 95, houve um aumento de 25% em relação a 94 no número de empresas que reformaram suas nomenclaturas.
A indústria da comunicação é a que tem apresentado maior número de mudanças, e essa "revolução de identidade" reflete as transformações vividas pelos grupos que atuam nos campos da comunicação, mídia e entretenimento. No passado, elas operavam separadamente, com diferentes nomes, nos vários segmentos do mercado, como telefonia, rádio, TV aberta ou por cabo.
Hoje, formam grandes conglomerados, e foi preciso mudar e unificar suas denominações para traduzir a nova realidade.
As companhias New York Telephone e New England Telephone, por exemplo, fundiram-se e expandiram seus negócios para outras áreas da comunicação. Rebatizaram o novo grupo como Nynex, um nome neutro e desvinculado da palavra telefone.
Os serviços financeiros ocupam o segundo lugar na dança das identidades. As aquisições e fusões entre bancos e outras instituições de crédito geraram novas corporações e as antigas denominações se desatualizaram.
Houve também a preocupação de simplificar nomes prolixos, para facilitar a sua memorização pelo público e a exposição nos meios de comunicação- caso do Green Point Savings Bank, sintetizado para GP Financial. O novo nome serviu, ainda, para livrar o banco do caráter restritivo da denominação anterior, associada apenas à captação de poupança.
A significação restrita ou antiquada tem sido um dos principais motivos para a troca de nomes.
Na área dos transportes, uma empresa regional chamada Delta Queen Steamboat havia diversificado suas atividades para o turismo em geral, mas continuava com a imagem atrelada à idéia nostálgica dos tempos de Mark Twain e de suas viagens pelo Mississippi. Mudou para American Classic Voyages.
No setor dos planos de saúde, quase metade das empresas adotou novas razões sociais e novos símbolos corporativos.
Em sua maioria, quiseram incorporar aos seus nomes tradicionais expressões como "health" ou "healthcare", para definir claramente qual é seu negócio e sua vocação.
Mas a mudança de identidade às vezes se dá também por razões menos técnicas ou menos nobres.
Todo mundo que conhece Nova York se lembra do luxuoso hotel Helmsey Palace, batizado com o sobrenome de uma família que, durante várias décadas, foi considerada "ilustre".
Só que a herdeira do império Helmsey acabou atrás das grades por sonegação de impostos. E a saída foi mudar o nome do hotel para New York Palace.

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