São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996 |
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A franquia é como um avião
MARCELO CHERTO Na semana passada, por um engano de revisão, saiu nesta coluna que, para ter sucesso, um franqueador deve ter a atitude correta.Embora isso seja verdade, o que eu quis dizer é que o franqueador (o "dono da marca") é o responsável pelo estabelecimento de critérios claros para análise e aprovação do ponto comercial onde será instalada cada franquia sua, e também pela criação e aperfeiçoamento constante de sistemas operacionais que garantam o sucesso de cada uma delas. Porém, isso de nada serve se o franqueado (o "dono da lojinha") não tiver a atitude correta. Ou seja: o sucesso depende dos esforços de ambos. Achar que depende apenas do franqueador é como pretender que o sucesso de um casamento dependa exclusivamente do marido. Afinal, como me disse outro dia uma franqueadora bem informada, pode-se traçar uma analogia entre uma franquia e um avião. O franqueador seria o cara que inventa e constrói um certo tipo de avião. É também o dono do aeroporto. Ele treina os pilotos (os franqueados) e ensina a eles a melhor forma de comandar suas aeronaves. No início do processo de capacitação, senta-se ao lado de cada piloto, ajuda-o na decolagem e no pouso, verifica se o mesmo sabe comandar, se conhece os limites do aparelho, se sabe dar ordens à tripulação e se comunicar com a torre do aeroporto. Regras básicas para evitar problemas: 1) Nesse avião não há piloto automático. Lugar do piloto é na cabine de comando. Do contrário, o avião pode cair. 2) É bom lembrar que muitos acidentes ocorrem por falha do piloto. 3) Quando em pleno ar, não convém discutir se a lei da gravidade continua em vigor. É tratar de fazer as coisas direitinho, com cuidado e capricho, para não dar meleca. Internet: www.franquia.com.br. Texto Anterior: Identidade também se muda Próximo Texto: Para Embratur, déficit não preocupa Índice |
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