São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A franquia é como um avião

MARCELO CHERTO

Na semana passada, por um engano de revisão, saiu nesta coluna que, para ter sucesso, um franqueador deve ter a atitude correta.
Embora isso seja verdade, o que eu quis dizer é que o franqueador (o "dono da marca") é o responsável pelo estabelecimento de critérios claros para análise e aprovação do ponto comercial onde será instalada cada franquia sua, e também pela criação e aperfeiçoamento constante de sistemas operacionais que garantam o sucesso de cada uma delas.
Porém, isso de nada serve se o franqueado (o "dono da lojinha") não tiver a atitude correta.
Ou seja: o sucesso depende dos esforços de ambos. Achar que depende apenas do franqueador é como pretender que o sucesso de um casamento dependa exclusivamente do marido.
Afinal, como me disse outro dia uma franqueadora bem informada, pode-se traçar uma analogia entre uma franquia e um avião.
O franqueador seria o cara que inventa e constrói um certo tipo de avião. É também o dono do aeroporto. Ele treina os pilotos (os franqueados) e ensina a eles a melhor forma de comandar suas aeronaves.
No início do processo de capacitação, senta-se ao lado de cada piloto, ajuda-o na decolagem e no pouso, verifica se o mesmo sabe comandar, se conhece os limites do aparelho, se sabe dar ordens à tripulação e se comunicar com a torre do aeroporto.
Regras básicas para evitar problemas: 1) Nesse avião não há piloto automático. Lugar do piloto é na cabine de comando. Do contrário, o avião pode cair. 2) É bom lembrar que muitos acidentes ocorrem por falha do piloto. 3) Quando em pleno ar, não convém discutir se a lei da gravidade continua em vigor. É tratar de fazer as coisas direitinho, com cuidado e capricho, para não dar meleca.

Internet: www.franquia.com.br.

Texto Anterior: Identidade também se muda
Próximo Texto: Para Embratur, déficit não preocupa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.