São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
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Herbalife traz produtos femininos em 1997

CLÁUDIA PIRES
ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

Vender produtos de porta em porta tem sido boa opção de negócio para empresas de cosméticos no Brasil nos últimos anos.
Só em 96, empresas como Avon e Natura, que detêm mais de 70% do mercado, movimentaram juntas mais de US$ 2 bilhões.
A briga tende a esquentar a partir de 97, quando outras empresas passam a disputar uma fatia desse mercado.
Uma delas é a norte-americana Herbalife, que já atua há um ano no mercado brasileiro com uma linha de produtos dietéticos.
Em 97, a empresa passará a produzir e distribuir uma linha de cosméticos no país, com investimento inicial de US$ 7 milhões.
Lançamentos
Os novos investimentos foram motivados pelos resultados positivos obtidos neste ano.
O primeiro ano da empresa no país rendeu um faturamento de US$ 100 milhões e permitiu que a Herbalife reunisse 65 mil distribuidores independentes.
Entre os produtos a serem lançados estão cremes para o dia e para a noite, máscaras e produtos especiais para os olhos.
A primeira linha terá apenas produtos femininos. Numa segunda fase, a empresa pretende produzir uma linha masculina e seis fragrâncias de perfumes.
"Apostamos no crescimento do mercado sul-americano", diz Michael E. Rosen, vice-presidente executivo da Herbalife.
Os produtos de beleza da Herbalife serão fabricados em parceria com duas empresas no Brasil, não-reveladas pela companhia.
A empresa também quer investir em treinamento, pois considera que a qualidade no atendimento ao cliente é um ponto fundamental na conquista de novos mercados.
Concorrência
Avon e Natura também devem investir mais no Brasil em 97.
Entre os planos da Avon, Paulo S. Volterrini, vice-presidente de marketing da empresa, cita o investimento de US$ 3 milhões na implantação de um novo centro de distribuição, em Fortaleza (CE).
"O Nordeste é um mercado que cresce muito." De acordo com Volterrini, a empresa terá um crescimento de 25% até o final de 96, em relação ao ano passado.
Já a Natura prevê aumento de 30% no volume de negócios neste ano, em relação a 95. Nos próximos dois anos, a empresa deve investir US$ 100 milhões na construção de mais uma fábrica no país e também de outro centro de distribuição. Hoje, a Natura possui uma fábrica e uma distribuidora em São Paulo.
A jornalista Cláudia Pires viajou a Los Angeles a convite da Herbalife International.

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