São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parques são abertos ao público

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os parques nacionais foram criados pelo governo federal visando especialmente preservar e proteger as riquezas naturais das regiões, tornando os centros de pesquisas científicas.
Os 35 parques existentes no Brasil estão abertos à visitação do público.
No entanto, apesar da beleza paisagística, dos rios, das cavernas e das formações naturais, poucos parques nacionais são incluídos em roteiros turísticos.
O da Amazônia, que está na fronteira dos Estados do Pará e do Amazonas, provavelmente jamais chamou a atenção como ponto de visitação e de lazer.
O do Pico da Neblina, também na Amazônia, apenas existe para preservar e resguardar pontos considerados geograficamente importantes.
Chapada Diamantina
Exceção é o parque da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, a 400 quilômetros de Salvador.
Possui pousadas tradicionais, a bela arquitetura colonial da cidade de Lençóis e a cachoeira da Fumaça, a mais alta do país.
Os parques são gerenciados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), mas, segundo Alcântara, são difíceis de serem administrados e, alguns, nem são fiscalizados.
Os problemas são decorrentes de questões fundiárias e da falta de recursos humanos e financeiros.
(AMG)

Texto Anterior: Fotógrafo faz expedição na Amazônia
Próximo Texto: Mostra vê trabalho infantil nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.