São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leilão marca o fim da era do Victoria Pub

CASSIANO MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Quando escreverem a história dos bares brasileiros, vão ter que reservar um capítulo para o Victoria Pub." A frase é do publicitário Luiz Prata, que frequentou o bar desde sua inauguração, em 1978.
A era vitoriana chegou ao fim. O bar fechou as portas e o proprietário do espaço, Juan Carlos Garcia Capellan, está leiloando as centenas de objetos de decoração que faziam do "pub" um "pub".
A palavra é a abreviação de "public house" (casa pública), uma espécie de bar inventado pelos ingleses, geralmente decorado com muita madeira.
O The Victoria Pub, ou Victoria Pub, como ficou conhecido, foi construído com madeira proveniente do palácio dos Campos Elíseos, demolido em 1973.
O espanhol Capellan, conhecido como Charlie, teve a idéia de construir o bar depois de viver na Inglaterra. Sentiu que faltava um lugar na cidade que pudesse ser frequentado por qualquer um, uma "casa pública". Entre outras reminiscências, ele lembra que "as mulheres não tinham onde ir sozinhas".
O publicitário Luiz Prata conta que o auge da casa foi entre os anos de 1978 e 1983. Prata diz que deixou no bar, que frequentava de segunda a segunda, "pelo menos um apartamento em uísque".
A primeira pergunta que Prata fez para Charlie foi a questão mais frequente que o proprietário do Victoria ouviu: "você não tem dó de vender tudo isso?"
Capellan diz que prefere não pensar no assunto. Os mais de 600 lotes que vão à leilão são carregados de objetos que marcaram sua vida.
"Os tempos são outros", diz o proprietário, "hoje existem trocentos mil lugares da noite".
Charlie pretende abrir um lugar "da moda". Vai quebrar paredes, leiloar as toneladas de madeiras que forravam o Victoria e pintar as paredes em cores ácidas.
O novo espaço, que deve se chamar "Phantom", reunirá três bares, restaurante e pista de dança, com direito a "dark room" (quarto escuro), lugar para namoros "mais intensivos".
Capellan diz que a casa, que será inaugurada em dezembro, não será dirigida exclusivamente ao público gay, mas estará aberta para todos.
Leilão
O leilão, que começa hoje, às 21h, tem muitos destaques. Desde a porta do bar, que já esteve na catedral da Sé, até uma coleção de pequenas figurinhas, pregadas em longos quadros retangulares, que retratam todos os reis da Inglaterra.
Juan Carlos Garcia Capellan não fez contatos com antiquários, colecionadores ou marchands. Ele espera que os objetos do bar sejam comprados pelos 3 milhões de pessoas que, estima, frequentaram o pub.
(CEM)

Exposição: "The Victoria Pub em Leilão"
Quando: de hoje a quinta, às 21h
Onde: The Victoria Pub (al. Lorena, 1.604, tels. 881-3822 e 3064-3633)

Texto Anterior: Horne canta pela primeira vez no país
Próximo Texto: Masp expõe melhores do Prêmio Philips
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.