São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Avião cai sobre casas em SP e mata pelo menos 97 pessoas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um avião Fokker-100 da empresa aérea TAM caiu às 8h28 de ontem, na zona sul de São Paulo, matando pelo menos 97 pessoas (90 passageiros, 6 tripulantes e uma pessoa que estaria em terra), segundo os bombeiros; 17 ficaram feridos.
Foi a maior tragédia aérea de São Paulo e a segunda no Brasil em números de mortos.
O avião, que fazia o vôo 402 entre São Paulo e Rio, decolou às 8h26 do aeroporto de Congonhas. O aparelho não conseguiu ganhar altura e o piloto tentou uma manobra de retorno ao aeroporto.
Dois minutos depois o Fokker bateu com a asa no teto de um prédio de três andares e espatifou-se 50 metros abaixo. Atingiu dois prédios e oito casas, quatro ficaram completamente destruídas. Catorze carros foram incendiados.
O primeiro prédio atingido pela asa do avião fica a 20 metros de uma escola pública. Cerca de 800 crianças estavam no prédio quando o avião caiu.
"Centenas de crianças poderiam ter morrido", disse o capitão José Belantoni, 35, comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar.
As causas do acidente ainda não são conhecidas. Peritos de aviação levantam a hipótese de um problema na turbina.
Os corpos dos tripulantes e passageiros ficaram carbonizados. A identificação só poderá ser feita por meio de arcadas dentárias.
No meio dos destroços, a polícia encontrou 3,948 quilos de cocaína. Segundo a polícia, a droga estava perto da cabine dos pilotos.

Próximo Texto: O acidente do vôo 402
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.