São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996 |
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O acidente do vôo 402 Ficha técnica Fokker-100 . Nacionalidade: holandês . Tripulação de vôo: dois . Capacidade: 122 lugares . Motor: Rolls-Royce . Potência máxima: 6.849 kgf . Peso máximo: 45.810 kg . Peso durante a decolagem: 43.090 kg . Capacidade do tanque de combustível: 12.820 litros . Velocidade máxima: 845 km/h . Altitude de cruzeiro: 8.230 m . Autonomia: 3.167 km . Ângulo de ataque: 17,45 graus . Data do primeiro vôo: 30 de novembro de 1986 Fonte: CD-ROM "Aviões" (Publifolha) Medidas Altura: 8,5 m Envergadura: 28,08 m Comprimento: 35,53 m O avião acidentado . Prefixo: PT-MRK . Tempo de uso: 3 anos . Horas de vôo: 8.500 . Última manutenção completa: 15/10 (manutenções devem ocorrer a cada 300 horas de vôo) . Última vistoria: ontem pela manhã, antes de vôo 402 1) Um avião Fokker 100 da TAM, com 96 pessoas a bordo, decola do aeroporto de Congonhas às 8h26, com destino ao Rio de Janeiro, onde pousaria às 9h10 2) Dois minutos depois, a uma altitude estimada de 150 m, o avião apresenta problemas. Em vez de seguir uma trajetória à esquerda após a decolagem, como usual para a rota, o avião vai reto e desvia para a direita 3) O aparelho perde altitude. A asa direita e a cauda se chocam com um prédio de três andares na rua Jurupari, no Jabaquara (zona sul de SP) 4) Em seguida, o avião bate em outro prédio, em frente ao primeiro. O avião explode e pega fogo 5) No total foram atingidos dez carros, dois prédios e sete casas Possíveis causas do acidente Aplicação de reverso na turbina Na decolagem e durante o vôo, o ar entra na turbina e empurra o avião para frene Na reversão da turbina, usada somente durante o pouso, o ar sai pela frente e freia o avião Com o problema em uma das turbinas o avião se descontrolaria Assimetria de flaps A abertura em ângulos diferentes dos flaps causaria perda de estabilidade do avião, provocando a queda se o piloto não conseguisse resolver o problema Ingestão de objeto na turbina A entrada de um objeto estranho em uma das turbinas poderia provocar instabilidade no avião causando queda se o piloto não tivesse perícia para sanar o problema Texto Anterior: Avião cai sobre casas em SP e mata pelo menos 97 pessoas Próximo Texto: Posição dos corpos aponta que as vítimas foram avisadas da queda Índice |
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