São Paulo, sexta-feira, 1 de novembro de 1996
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O acidente do vôo 402

Ficha técnica
Fokker-100
. Nacionalidade: holandês
. Tripulação de vôo: dois
. Capacidade: 122 lugares
. Motor: Rolls-Royce
. Potência máxima: 6.849 kgf
. Peso máximo: 45.810 kg
. Peso durante a decolagem: 43.090 kg
. Capacidade do tanque de combustível: 12.820 litros
. Velocidade máxima: 845 km/h
. Altitude de cruzeiro: 8.230 m
. Autonomia: 3.167 km
. Ângulo de ataque: 17,45 graus
. Data do primeiro vôo: 30 de novembro de 1986

Fonte: CD-ROM "Aviões" (Publifolha)

Medidas
Altura: 8,5 m
Envergadura: 28,08 m
Comprimento: 35,53 m

O avião acidentado
. Prefixo: PT-MRK
. Tempo de uso: 3 anos
. Horas de vôo: 8.500
. Última manutenção completa: 15/10 (manutenções devem ocorrer a cada 300 horas de vôo)
. Última vistoria: ontem pela manhã, antes de vôo 402

1) Um avião Fokker 100 da TAM, com 96 pessoas a bordo, decola do aeroporto de Congonhas às 8h26, com destino ao Rio de Janeiro, onde pousaria às 9h10
2) Dois minutos depois, a uma altitude estimada de 150 m, o avião apresenta problemas. Em vez de seguir uma trajetória à esquerda após a decolagem, como usual para a rota, o avião vai reto e desvia para a direita
3) O aparelho perde altitude. A asa direita e a cauda se chocam com um prédio de três andares na rua Jurupari, no Jabaquara (zona sul de SP)
4) Em seguida, o avião bate em outro prédio, em frente ao primeiro. O avião explode e pega fogo
5) No total foram atingidos dez carros, dois prédios e sete casas

Possíveis causas do acidente
Aplicação de reverso na turbina
Na decolagem e durante o vôo, o ar entra na turbina e empurra o avião para frene
Na reversão da turbina, usada somente durante o pouso, o ar sai pela frente e freia o avião
Com o problema em uma das turbinas o avião se descontrolaria
Assimetria de flaps
A abertura em ângulos diferentes dos flaps causaria perda de estabilidade do avião, provocando a queda se o piloto não conseguisse resolver o problema
Ingestão de objeto na turbina
A entrada de um objeto estranho em uma das turbinas poderia provocar instabilidade no avião causando queda se o piloto não tivesse perícia para sanar o problema

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