São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tomate pode prevenir câncer de próstata

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma dieta rica em tomates pode ser um dos fatores protetores contra o câncer de próstata, segunda principal causa de mortes por câncer em homens dos Estados Unidos, Brasil e Europa.
Estudo publicado no "Journal of the National Cancer Institute", uma conceituada publicação da área de oncologia nos EUA, procurou relacionar o hábito alimentar de 48 mil americanos com o surgimento de câncer na próstata.
Os homens, sem tumor prévio na glândula, responderam a um questionário sobre sua dieta. Eles foram avaliados novamente dois, quatro e seis anos após o questionário inicial. Foram registrados 812 casos de surgimento de câncer.
Morangos e pizza
Os pesquisadores cruzaram os dados clínicos dos participantes com os tipos de dieta e concluíram que apenas 4 dos 46 alimentos pesquisados estavam associados a um baixo risco de câncer.
Os alimentos selecionados foram tomate, molho de tomate, pizza e morangos. Todos os derivados de tomate são fontes primárias do pigmento lycopene, considerado como a substância mais "protetora" pelo estudo. Os morangos não têm o lycopene.
Os outros 42 alimentos (basicamente frutas e verduras) não tiveram relação com maior ou menor risco de câncer na próstata.
O efeito protetor do lycopene é mais evidente nas pessoas que consomem mais de dez porções semanais de tomates e derivados. Não foi encontrado efeito protetor semelhante com o suco de tomate.
O estudo sugere que um aumento no consumo de vegetais e frutas poderia reduzir a incidência de câncer e que comidas que têm o tomate como base poderiam ser particularmente benéficas.
Dieta com pouca gordura
Miguel Srougi, professor titular de urologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), diz que o resultado da pesquisa é interessante, mas faltam dados consistentes para afirmar que o tomate pode prevenir o câncer de próstata.
Segundo Srougi, a relação entre uma alimentação rica em gordura animal e um maior risco para o câncer de próstata está mais estabelecida. Os tumores também parecem ficar mais "agressivos" com uma dieta rica em gordura.
Um trabalho recente indicou que tumores em pacientes que comiam mais gordura cresciam até quatro vezes mais.
Srougi explica que, baseado nesses resultados, alguns hospitais americanos já usam uma orientação nutricional (com restrição de gordura) para homens que estão se tratando desse tipo de câncer.

Texto Anterior: Mata é ponto de desova de cadáver
Próximo Texto: Saiba mais sobre o câncer da próstata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.