São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras inicia plano para 'atropelar'

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Palmeiras já começou a se preparar para as etapas finais do Campeonato Brasileiro.
O técnico Wanderley Luxemburgo avalia que o time já atingiu um nível satisfatório nos aspectos físico, técnico e de entrosamento e pode agora dar um salto de qualidade.
"Sinto que o time já está encorpado de novo. É hora de aprofundar mais a parte tática. É hora de lapidar."
Essa lapidação começou nesta semana e vai ser refinada em outras duas em que o time não vai realizar jogos de meio de semana -a primeira e a terceira deste mês.
"Com o nível atual, o Palmeiras já é o líder do Campeonato Brasileiro. Com esses treinos, nós queremos atropelar nas finais. Vai ser a hora de atropelar."
Viola
O técnico palmeirense explicou que o Palmeiras mudou sua equipe duas vezes neste ano. A última aconteceu com a chegada de Viola, que alterou as funções de todos os jogadores de meio e ataque.
Djalminha, por exemplo, teve que se readaptar. No primeiro semestre, atuava como meia-atacante pela direita. No início do Brasileiro, foi deslocado para o ataque. Com a chegada de Viola, voltou ao meio, de novo pela direita.
Os treinos táticos pretendem aumentar a mobilidade de todos os jogadores. Luxemburgo quer que seus jogadores saibam cumprir várias funções. Uma de suas referências é a seleção holandesa da Copa de 1974.
Bronca
Uma dar armas de Luxemburgo para melhorar o time é, como diz, sua chatice. "Sou muito chato, perfeccionista. Perturbo a cabeça dos jogadores."
Na quinta-feira, houve um treino tático. Os titulares atacavam os reservas. Cada jogador podia dar até dois toques na bola, antes de passá-la ou chutá-la.
Todos os jogadores deviam se mover sem parar, buscar espaços livres e acompanhar a movimentação dos demais jogadores.
Num lance, por exemplo, ele gritou com o lateral-esquerdo Júnior por voltar de um ataque andando, em vez de correndo. Nesse momento, a bola ainda estava com os titulares, pelo lado direito.
Na última semana de treinos, de 11 a 16 de novembro, a equipe fica em Serra Negra, o mesmo local em que o Palmeiras fez a pré-temporada para o Campeonato Paulista.
O problema é que o time deve ceder vários jogadores para a seleção brasileira.

NA TV - Globo e Bandeirantes, ao vivo, às 18h30

Texto Anterior: Cruzeiro e Atlético fazem o duelo da invencibilidade
Próximo Texto: Diretoria do Flamengo faz planos para 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.