São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Coluna Joyce Pascowitch

JOYCE PASCOWITCH
DE QUE HERANÇAS VOCÊ NÃO ABRE MÃO?

Laboratório
Se o que está em pauta é mente -e espírito-, Amarilis de Oliveira (foto) trafega pelas regras do jogo com sabedoria de uma aluna-modelo -que frequentou as mais diversas escolas. Formada em medicina há 36 anos, achou seu fio terra na psicologia. Daí, a chegar até as coisas do céu -tipo a astrologia- foi só questão de estágios. Desses estudos, ela acabou criando a astrosofia. Um mapa similar ao astral, mas com interpretação voltada aos portais do homem -os chakras- e baseado na evolução espiritual. Hoje, entre uma consulta e outra, a terapeuta investe em pesquisas do hemisfério cerebral direito do Instituto Cisne -dando assessoria às crianças limítrofes.
*
O céu tem limite?
Não -limite só existe por impossibilidade de viver o ilimitado.
Onde está o ponto de equilíbrio?
No não-julgamento.
Qual o tom da harmonia?
Amplitude.
Que verbo o homem precisa reaprender a conjugar?
Caminhar.
Quando a voz do coração desafina é hora de....
Parar de pensar -e voltar a sentir.
Vazio da alma se preenche com...
Força-luz -o espírito.
Onde está o fio da meada?
Em si mesmo.
O que sempre está no mapa?
O caminho.
Sigmund Freud ou Carl Jung?
Partir de ambos -para chegar além deles.
Com quem você passaria uma temporada na lua?
Com aqueles que sabem voar.
Como enfrentar o inferno astral?
Pondo luz -e consciência- nas trevas.
Mente sã, corpo são?
Desejo puro -mente e corpo sãos.
Quem merece prefaciar o livro do destino?
Gandhi.

PARAR O RELÓGIO
Esqueça ponteiros enferrujados ou final de bateria. Equivalente aos antigos "de parar o trânsito" ou "de fechar o comércio", a nova expressão circula entre pafúncios para definir uma bela mulher, daquelas que despertam interesse e desejo imediatos. Se alguém diz que a moça é "de parar o relógio" significa fachada -e algo mais- para 400 talheres.

Dulcora
Tudo bem que o casal real adora cinema -mas a seleção que aterrissa a cada semana no Palácio da Alvorada não é exatamente o toast de Ruth e Fernando Henrique Cardoso.
*
A coleção de filmes tipo bangue-bangue e efeitos especiais tem deixado os dois com saudades dos tempos em que ir ao cinema era natural -para ver filmes bem mais cabeça, bien sûr.

Compasso
Enquanto acerta detalhes da mostra "Arquitetura Móveis" -que estréia em São Paulo dia 8 com uma coleção de móveis mais um livro sobre o tema-, Ruy Ohtake estréia no métier de designer com vento todo a favor.
Já recebeu convites para expor suas novas obras em Londres, Milão e Espanha -com a possibilidade de comercializá-las em Barcelona.

Close up
Tem gente apostando que ele lança oficialmente sua candidatura na data.

Com big festa programada para semana passada -que teria até show de João Gilberto-, a reinauguração do cine Central de Juiz de Fora foi estrategicamente transferida para 14 de novembro -só para ter Itamar Franco como centro de todas as atenções.
*
Além do som da Orquestra Sinfônica Brasileira, a cena vai incluir lembrança que os US$ 2 milhões conseguidos para a reforma do lugar vieram graças à interferência direta do então presidente.

AGÁ
Custando US$ 60 -no mínimo- o tubo, o creme Renova fez tanto, mas tanto sucesso entre lulus made in USA que acabou por inspirar outras marcas -que pegaram carona no anti-rugas mais desejado da estação. Ligadas no movimento -e nos lucros-, algumas marcas -como a Neutrogena, por exemplo- revelam logo na embalagem afinidades com o Renova. Prometendo efeitos complementares na tentativa de sedução.

E-mail joyce@uol.com.br

Próximo Texto: Um necessário sistema de inclusão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.