São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma imobiliária?

Sonia Regina Duarte (Itaquaquecetuba, SP)

Além de orientar o cliente, a imobiliária pode prestar serviços de administração de condomínios, contratos e outros serviços.
A área deve ser de 50 m². Esse espaço pode ser dividido em duas salas -uma para administração e outra para reuniões e atendimento, além da recepção e banheiros.
O investimento inicial é de R$ 5.000 em equipamentos. O custo fixo mensal é de R$ 5.000.
O empreendedor deverá ainda reservar uma quantia equivalente a três meses de custos fixos (água, luz, telefone, aluguel do ponto e salários dos funcionários) para manter a imobiliária nos primeiros meses de funcionamento.
Hoje, é cada vez maior a utilização da informática para aumentar a produtividade da empresa.
As imobiliárias trabalham com comissões sobre as vendas ou locações. Na venda, recebem entre 5% e 8% do valor total do imóvel.
Na locação, geralmente o primeiro aluguel fica com a imobiliária. As comissões vão de 5% a 12%.
Todo corretor deve estar registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).
Para isso, é preciso fazer um curso em transações imobiliárias e um exame na Secretaria de Educação do Estado e no sindicato do setor.
Para a abertura da empresa, o empreendedor deverá ter registro no Cartório de Registro Civil, junta comercial, Receita Federal, prefeitura e Creci. Além disso, é preciso pesquisar exigências quanto a localização e alvará de funcionamento. Registro no INSS e sindicato patronal também é necessário.

Onde encontrar - Sebrae: 0800-780202; Creci: (011) 884-6677.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Folha traz tabela de cotação de celular
Próximo Texto: Setor de calçados ainda é inexplorado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.