São Paulo, domingo, 3 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor de calçados ainda é inexplorado

PRISCILA LAMBERT
FREE LANCE PARA A FOLHA

O mercado de franquias de calçados ainda é embrionário. Fazer parte dele exige uma administração eficiente e gasto elevado com estoque -até R$ 130 mil.
São poucas as redes que estão no ramo de franquias. A maioria das empresas atua como multimarcas -lojas que vendem produtos de várias marcas.
Por outro lado, diz ela, é preciso estar familiarizado com o mercado e receber um treinamento adequado por parte do franqueador.
"A grade de calçados é muito ampla, considerando todos os modelos e numerações. Por isso, o custo do estoque é muito alto."
Maristela Passos Siqueira, 32, gerente de franquia da loja de calçados Germon's, confirma essa idéia.
Segundo ela, é preciso saber administrar muito bem o estoque, que chega a demorar de 30 a 60 dias para ser reposto.
"Quando um tipo de calçado tem muita saída, é recomendável fazer o pedido com antecedência. Assim, o produto não faltará."
O investimento para abrir uma loja da Germon's é de cerca de R$ 260 mil, incluindo o estoque, estimado em R$ 130 mil.
A Arezzo -uma das maiores redes, com 61 franquias- está passando por uma reestruturação.
A empresa, que vende também para lojas multimarcas, quer priorizar as franquias. "Temos de escoar nossa produção. Por isso, vendemos para outras lojas. Mas as franquias são os canais mais fiéis de distribuição", diz Claudemir Barsalini, 42, responsável pela formatação da franquia da Arezzo.
Segundo ele, a expansão é mais lenta em São Paulo -só com duas franquias-, porque a tendência de multimarca é muito forte.
Para abrir uma loja da rede, é necessário um investimento médio de R$ 100 mil, sendo R$ 40 mil de estoque mínimo. A estimativa de faturamento bruto é de R$ 105 mil, com lucratividade de 10%.
A Mr. Cat, do Rio de Janeiro, tem 43 franquias e 11 lojas próprias em 20 Estados. Segundo Débora Coelho, diretora de franquias, "60% da coleção permanece a mesma nas estações, com pequenos ajustes. Isso torna o público fiel."
Tênis
Franquias especializadas em tênis também exigem alto custo com estoque. Para abrir uma loja da World Tennis, o franqueado deve investir de R$ 190 mil a R$ 220 mil.
O valor inclui custos com estoque inicial, que varia de R$ 100 mil a R$ 130 mil. A rede deve fechar o ano com dez franquias.

Texto Anterior: Como montar uma imobiliária?
Próximo Texto: Uniflora quer atingir o interior de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.