São Paulo, terça-feira, 5 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tutsis do Zaire fazem cessar-fogo unilateral

BETINA BERNARDES
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Rebeldes tutsis anunciaram um cessar-fogo unilateral no leste do Zaire. A trégua ocorre depois de uma ofensiva de duas semanas que causou a movimentação de 1 milhão de refugiados hutus.
Os tutsis banyamulenges alertaram que a guerra recomeçaria se o Exército do Zaire não seguisse também a trégua. O Zaire prometeu retomar uma série de cidades perdidas na ofensiva tutsi.
O presidente do Zaire, que se recuperava de uma operação por causa de câncer na próstata em Lausanne (Suíça), viajou ontem para Nice (sul da França). Segundo diplomatas franceses, ele deve voltar para o Zaire nos próximos dias.
França e Espanha concordaram ontem em discutir a criação de uma força para garantir a segurança e a entrega de ajuda humanitária na região. Os dois países disseram que esperam que outros países da União Européia e os EUA também participem da força.
Os rebeldes tutsis que proclamaram o cessar-fogo afirmaram que a medida havia sido tomada para permitir que 1 milhão de refugiados hutus de Ruanda e de Burundi possam voltar para casa.
Os hutus fugiram da guerra civil em seus países por temer ataques do Exército de Ruanda e de Burundi, ambos controlados pelos tutsi.
Ontem, a rádio nacional de Burundi anunciou que 64 pessoas morreram em choques entre soldados e os hutus do país.
Ontem, os tutsis do Zaire reivindicaram a conquista completa da cidade de Goma, mas a informação não pôde ser confirmada.

Colaborou Betina Bernardes, de Paris

Texto Anterior: Coquetel reduz mortes por Aids em 50%
Próximo Texto: Presidente demite Benazir e coloca tropas nas ruas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.