São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erundina leva FHC à TV, e direção do PT duvida da eficácia da iniciativa

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para atrair o voto do eleitor tucano e se beneficiar da aprovação ao governo FHC em São Paulo, Luiza Erundina apresentou ontem em seu horário de TV imagens do presidente anunciando a redução de impostos para a microempresa.
A estratégia pode desagradar à direção do PT. "Não comento nada. Quero ver o programa primeiro", diz José Dirceu, presidente do partido. João Paulo Cunha, presidente do PT paulista, tem dúvidas sobre a eficácia do plano.
"Tenho dúvidas se isso traz benefícios para a campanha", afirma Cunha. O presidente do PT paulista diz que FHC se apropriou de "forma oportunista" de medida que vinha sendo discutida no Congresso, inclusive com apoio do PT.
O pronunciamento de Fernando Henrique sobre redução e simplificação de impostos tomou grande parte do horário de TV de ontem do PT. Primeiro, há uma introdução sobre a medida. Depois, aparece a fala do presidente.
Na sequência, aparece Erundina fazendo elogios a FHC. "É uma medida bastante positiva", afirma. "No nosso governo (na prefeitura paulistana), tínhamos política fiscal diferenciada para a micro, pequena e média empresa", diz.
Erundina fala que sua administração reduziu de 20% a 100% impostos das pequenas e microempresas. A ex-prefeita diz ainda que seu programa de governo contempla benefícios iguais aos de FHC.
Atrai apoio
Estrategistas da campanha de Erundina estão convencidos de que a aparição de FHC e de sua redução de impostos trazem benefícios eleitorais para a petista. Dependendo da repercussão, o tema será reapresentado hoje e amanhã.
A apresentação de medidas simpáticas ao PSDB no programa de Erundina não pára com a redução de impostos. Hoje ou amanhã vai aparecer a implantação do primeiro programa de renda mínima do país, na cidade de Campinas (SP).
O projeto de renda mínima -complementação de salário para famílias de baixa renda- é de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Mas foi a Prefeitura de Campinas, administrada pelo PSDB, a primeira a implantá-lo.
Promessa eleitoral de Erundina, a renda mínima também foi implantada em administrações do PT, como Brasília e Ribeirão Preto. Isso também vai aparecer na TV.

Texto Anterior: Maioria quer estabilidade
Próximo Texto: Os candidatos no rádio e na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.