São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
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Difícil em física é o português

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A grande dificuldade do vestibulando nas matérias de física e de matemática é interpretar o enunciado da questão.
Falta de hábito de leitura e vício na resolução de exercícios com textos formalizados e sintéticos são os motivos da deficiência, segundo o professor de matemática do Stockler, Fernando Trotta.
Para Trotta, o candidato deve ler uma questão de matemática como se fosse um texto literário e procurar distinguir com clareza o que é dado e o que é solicitado.
Ele diz que raramente o texto de uma questão de matemática contém informações inúteis que não serão usadas na resolução.
Trotta aconselha o aluno, em seus estudos, a não "pular" um termo desconhecido, mas descobrir o seu significado. Pode ser que ele apareça em uma questão do vestibular e faça a diferença.
"Às vezes, o aluno acha que o termo não importa, mas é fundamental para fazer o problema."
Em física, a maior dificuldade está em associar o enunciado com o conceito do assunto.
"Acho complicados os enunciados de óptica. São ambíguos.", diz Augusto Cabral, 17, aluno do cursinho Universitário.
Taner Rocha, professor de física do Universitário, diz que a solução é fazer muitos exercícios.

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