São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Você Decide" sobre a morte de JK

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

Emissora quer evitar polêmica; segundo o coordenador de texto do programa, pergunta induzia telespectador a acreditar em sabotagem

Globo veta "Você Decide" sobre a morte de JK
O diretor de Núcleo do programa "Você Decide", Herval Rossano, proibiu ontem a produção do programa da Rede Globo de falar sobre o cancelamento de um episódio supostamente inspirado na morte do presidente Juscelino Kubitschek.
A trama, de Altenir Silva, teria sido suspensa pela direção da emissora para evitar polêmicas.
"Tenho orientação para dizer que o programa foi cancelado por problemas técnicos", disse o coordenador de textos do programa, Thiago Santiago.
Anteontem, Santiago disse que a decisão de suspender o episódio foi tomada para evitar complicações. Segundo ele, a "pergunta já induzia as pessoas a pensar que JK morreu vítima de um atentado".
Segundo o diretor de Núcleo, Herval Rossano, a Globo só conseguiu na semana passada a autorização para fechar a BR-116, onde seria gravado o programa. Rossano garante que o episódio foi suspenso devido às chuvas dos últimos dias.
"Não tinha nada a ver com JK. É parecido. É sobre um industrial", afirmou Rossano.
A Folha apurou que a trama foi suspensa para evitar polêmica, pois retrataria um caso parecido com a morte do presidente JK, num acidente automobilístico, na rodovia presidente Dutra, em 1976.
Segundo a Folha apurou, o programa mostraria a morte do presidente de uma indústria, num acidente de carro, em uma rodovia, supostamente causado por uma sabotagem, o que poderia levar o telespectador a também identificar como criminoso o acidente em que morreu JK.
Uma testemunha anônima teria presenciado o atentado. A pergunta seria se, 20 anos após a morte, a testemunha deveria ou não revelar o que sabia sobre o caso.
Há cerca de quatro meses, o próprio autor teria admitido nos corredores da Globo que o episódio era semelhante ao caso JK. Esse não é o primeiro episódio do programa inspirado em fatos reais. Logo após a morte de Paulo César Farias, a Globo exibiu um "Você Decide" baseado no caso.
Rossano disse que pelo menos este ano o episódio não irá ao ar. Rossano ainda não decidiu se o caso irá ao ar ano que vem, pois o "Você Decide" terá outro formato. Serão três opções de final. "Só entrará se o autor fizer os três finais", afirmou.

Texto Anterior: Rio Sul premia destaques da moda
Próximo Texto: Sinfônica Municipal substitui músicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.