São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wynton Marsalis lança CD de música barroca

LUIS S. KRAUSZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Acaba de chegar às lojas o CD "In Gabriel's Garden" ("No Jardim de Gabriel"), com o trompetista Wynton Marsalis interpretando música barroca européia ao lado da English Chamber Orchestra, regida por Anthony Newman. O disco traz 15 peças da França, Inglaterra, Alemanha e Itália, dentre as quais algumas das mais conhecidas dos séculos 16 e 17: o "Rondeau" de Jena-Joseph Mouret, o prelúdio do "Te Deum" de Charpentier, a "Sonata 5" de Giuseppe Torelli e o "Concerto de Brandenburgo nº 2" de Bach.
Nas composições barrocas européias -sobretudo alemãs e italianas- o trompete, como solista, é muito frequente, mas os grandes compositores do classicismo praticamente não escreveram para este instrumento.
Só no início do século 20, principalmente por influência do jazz, os compositores eruditos voltaram a criar obras com este instrumento como solista. A partir de então, tornou-se tradição interpretar peças barrocas com o instrumento.
Na atual onda de "crossover", que faz um maestro e pianista como Daniel Barenboim gravar um disco de tango ou leva Itzhak Perelman a se dedicar ao repertório de klezmer (música folclórica judaica da Europa), nada mais natural do que um trompetista de jazz gravar um disco com repertório barroco para seu instrumento.
A interpretação de Marsalis e da orquestra caracteriza-se pela liberdade. Eles resgatam as obras escolhidas da rigidez de séculos de confinamento das salas de concerto.
Seu barroco, assim, é extraordinariamente brilhante e extrovertido, com ousada ornamentação, recurso adotado liberalmente também por Anthony Newman nas partes da orquestra, às quais acrescentou, generosamente, trilos, "appoggiaturas", cadências improvisadas, ritmos marcados por percussão e outros enfeites.
O resultado é agradável. É uma leitura ultra-rebuscada e expressiva, um tanto iconoclasta, porém não de todo irreverente para com os princípios estéticos do barroco. Certamente será apreciada tanto pelos amantes do jazz quanto pelos entusiastas do barroco.

Disco: In Gabriel's Garden
Com: Wynton Marsalis e English Chamber Orchestra
Lançamento: Sony Music (R$ 20, em média)

Texto Anterior: Sinfônica Municipal substitui músicos
Próximo Texto: Cláudia Campos Silva redescobre a harpa de Tournier, Helayel e Debussy
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.