São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

Paulo Miklos, integrante dos Titãs - "Acho fantástica a iniciativa do ministro. A música popular não pode ficar estanque nos museus, tem que ser veiculada. Não é obrigar ninguém a ouvir música brasileira, mas o governo deveria criar veículos para isso, como um canal só de clipes na TV paga. Temos que transformar a história em uma coisa atrativa, audiovisual. Os americanos fazem isso o tempo todo."

Itamar Assumpção, cantor e compositor - "Isso não me diz respeito. Existem vários tipos de música brasileira. A que eu faço não está no mercado. Artistas como Macalé, Mautner, Melodia e eu estão fora do mercado. A gente tem um público restrito fiel e maravilhoso. Estou me lixando para o mercado."

Helder Vasconcelos, percussionista e sanfonista da banda pernambucana Mestre Ambrósio - "Essa lei é discutível. Em Recife, as rádios foram obrigadas a tocar frevo no Carnaval e não vingou, porque o povo desligava. O problema é de base, de educação, de formação do gosto musical. Depois que você escuta algo de verdadeiro, reconhece e não quer saber do que não presta. O que existe hoje é um círculo vicioso: a mídia diz que toca o que o povo quer, e o povo só escuta o que a mídia toca. Não sei se uma lei quebraria isso."

Ivan Lins, cantor e compositor - "Sou favorável à criação de regras que tornem maior, mais rápido e mais barato o acesso do povo à música brasileira. Isso poderia ser feito por meio de incentivo fiscal. Por exemplo, uma rádio teria incentivos fiscais para tocar mais música brasileira ou uma gravadora para lançar mais discos brasileiros."

Edgard Scandurra, guitarrista e integrante do Ira! - "Acho que antes de obrigar a tocar mais música brasileira nas rádios é preciso acabar com a corrupção na arte. Hoje em dia um artista brasileiro tem que colocar no orçamento da produção de um disco o dinheiro para pagar o diretor de uma rádio para incluir uma faixa na programação. Isso é uma imoralidade."

Texto Anterior: Música estrangeira poderá ser taxada no Brasil
Próximo Texto: França toca 'produto nacional'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.