São Paulo, quinta-feira, 7 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado elimina ação afirmativa

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Os eleitores do Estado da Califórnia, Costa Oeste dos EUA, resolveram por 55% a 45% eliminar todos os programas de ação afirmativa do governo estadual.
Esses programas dão preferência a mulheres e negros na contratação do funcionalismo, na admissão em escolas públicas e na contratação de obras.
Eles têm sido adotados pelo governo federal e quase todos os Estados nos últimos 20 anos como forma de diminuir os efeitos de preconceito racial e de sexo.
Os opositores da Proposição 209, que estabeleceu o fim da ação afirmativa, prometem combatê-la na Justiça porque a consideram inconstitucional.
O presidente Bill Clinton fez campanha contra a proposição, e seu adversário Bob Dole a defendeu durante a campanha.
187
Há dois anos, outra proposição foi aprovada na Califórnia, a 187, para negar serviços públicos a todos os imigrantes ilegais e seus familiares. Mas a Justiça decretou sua inconstitucionalidade, e a medida nunca entrou em vigor.
Os californianos também aprovaram a proposta de que qualquer aumento de impostos em nível municipal ou estadual seja submetido a plebiscito popular.
Mas eles rejeitaram, por 69% a 31%, outra medida, que facilitaria a acionistas de empresas a possibilidade de processá-las por causa de súbitas e bruscas alterações no valor de suas ações.
(CELS)

Texto Anterior: Califórnia aprova uso da maconha
Próximo Texto: Nova composição deixa Congresso mais conservador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.