São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reverso estava destravado

DA REPORTAGEM LOCAL

O reverso direito do Fokker-100 da TAM estava destravado desde que o avião ligou os motores, segundo informações contidas na caixa-preta da aeronave.
Segundo o sindicato dos aeronautas, que tem um de seus filiados entre os membros da comissão oficial que investiga o acidente, a tripulação do F-100 recebeu dois avisos sonoros de que havia problemas.
Esse aviso sonoro, segundo apurou a Folha, é disparado em caso de pane em diversos equipamentos da aeronave.
Ele é auxiliado por um outro sinal luminoso que indica qual o problema.
No caso do Fokker-100 da TAM, não teria havido sinal luminoso indicando onde haveria problemas.
Os dois sinais sonoros foram detectados pelo Voice Recorder, a caixa-preta que grava os sons dentro da cabine. Após os dois alertas, não há comentários da tripulação.
Relatório
O relatório preliminar da comissão que investiga o acidente não deve ficar pronto na quinta-feira, como previsto, mas somente na sexta ou segunda-feira.
O relatório deve trazer um relato minucioso das ocorrências com o avião, além de apontar, caso seja necessário, correções consideradas urgentes em peças e no projeto do avião.
O atraso foi provocado, segundo integrantes do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), por dificuldades surgidas na simulação do vôo realizada na Holanda.
Após dois dias de simulação, os técnicos da Aeronáutica terminaram ontem os testes.
Os dados, não-divulgados, foram enviados para Washington (EUA), onde serão processados.
Os gráficos originados por esse processamento devem chegar ao Brasil na quinta-feira, onde serão cruzados com informações das diversas áreas envolvidas na investigação, entre elas a análise dos destroços do F-100.
Para ilustrar o que ocorreu com a aeronave, deve ser feita uma simulação em computação gráfica que mostra o avião de diversos ângulos, a cada segundo da decolagem.

Texto Anterior: Mais de uma falha teria causado queda
Próximo Texto: Piloto da TAM não comparece a depoimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.