São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil teme fracasso contra africanos

MARCELO DAMATO
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

O técnico Mario Zagallo mostrou ontem temor de um fracasso da seleção brasileira frente a Camarões, hoje, às 21h35, no estádio do Pinheirão, em Curitiba.
"Eu espero um jogo muito, muito difícil mesmo", disse ele com o olhar preocupado. A declaração contrasta com o tom otimista de jogos anteriores.
A origem da preocupação são as mudanças que o time brasileiro sofreu em relação ao último amistoso, contra a Lituânia, por problemas de convocação, e de contusão -casos do lateral Cafu, do meia Mauro Silva e o do atacante Ronaldinho, três dos jogadores-chave da equipe brasileira.
Ele não pôde chamar, por exemplo, o meia Leonardo (Paris Saint-Germain/FRA) e o zagueiro André Cruz (Napoli/ITA), titulares de sua equipe ideal (leia texto nesta página).
"Eu esperava ver aqui Djalminha, Giovanni e Ronaldinho atuando juntos. Queria começar a entrosar a equipe. Não vai dar para fazer nada disso."
Segundo Zagallo, esse jogo servirá agora para fazer observações sobre jogadores novos, com vistas a aumentar o número de opções para a Copa América-97 e Copa do Mundo-98.
Zagallo reclamou das restrições para convocar os jogadores. Ele adiou para o primeiro semestre do ano que vem o projeto de entrosar a equipe para a disputa da Copa América.
"Vamos ter quatro jogos de preparação."
O técnico disse estar receoso com a equipe de Camarões. "Essa equipe acabou de jogar pelas eliminatórias. Eles estão bem entrosados. Mas vamos cumprir o objetivo de conhecer melhor como jogam os africanos."
Ele não deu importância ao fato de que nessa equipe há poucos jogadores com mais de 20 anos.
André
Mesmo antes do treino de ontem à tarde, Zagallo anunciou a equipe que vai iniciar a partida, se não houver imprevistos. A maior surpresa é que o lateral-esquerdo André, do São Paulo, titular nos últimos jogos, voltou a perder o lugar para Zé Roberto, da Portuguesa.
É a segunda vez que isso acontece. A primeira foi nos amistosos do segundo semestre de 1995.
Na Copa Ouro, em janeiro deste ano, André recuperou o lugar e só foi reserva de Roberto Carlos, que está no Real Madrid.
Chiquinho, meia do Sport, com uma contusão no tornozelo direito, não participou dos treinos de ontem à tarde.
O adversário
Henri Dipireux, técnico de Camarões, afirmou ontem que a base do time que enfrenta o Brasil é a mesma do que jogou contra Togo, pela eliminatórias. Ele disse, porém, que três dos cinco jogadores que atuam no exterior não vieram. Dipireux afirmou que decidiu banir as maiores estrelas do futebol do país. A equipe tem apenas dois jogadores com mais de 20 anos.

NA TV - Globo, Bandeirantes e SBT, ao vivo, às 21h35

Texto Anterior: Maradona diz estar 'morto' como jogador
Próximo Texto: Oséas fatura com o cabelo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.