São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquisitices dão mais segurança

JULIANA GARÇON
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nas salas de chat, a tentação de dar o endereço eletrônico é grande. Mas pode se converter em uma tremenda encrenca se seu interlocutor for desonesto e a sua senha, óbvia.
Usar números em sequência, o telefone, a data de nascimento ou o nome de usuário convidam bicões a se conectar à Internet usando a sua conta, pois essas são fórmulas fáceis demais de deduzir.
Programas simples podem testar palavras do dicionário uma a uma ou sequências de números. Por isso, quanto mais diversos forem os caracteres da senha, menor a chance de ser descoberta.
Com a senha da vítima, basta discar para o provedor (o nome vem depois do símbolo @) e usufruir da sua conta. O gatuno só terá o trabalho de configurar o dialer (programa que disca para o provedor) com os novos parâmetros, como nome, telefone de dados e DNS (número que identifica a máquina servidora), que são informações públicas e fáceis de obter.
A conta de horas adicionais provará que vale a pena decorar uma senha mais intrincada.
Fornecer o endereço eletrônico sem muito critério, mesmo sem o risco de ter a conta utilizada por terceiros, proporciona outras inconveniências.
Sua caixa-postal pode ficar abarrotada de bobagens como propagandas ou gracinhas.
Um dos trotes mais comuns é a ameaça de vírus. Não se preocupe, pois desde que não execute o arquivo atachado (se houver), seu micro não será contaminado.
Engraçadinhos podem mandar arquivos grandes, que levem bom tempo para ser recebidos, empatando a entrada da sua máquina.
É possível, com alguns programas, mandar uma mensagem como se fosse outra pessoa.

Texto Anterior: Praia e biquíni; Pela Amazônia; Universidade virtual; Rock and roll
Próximo Texto: Software traz pronto-socorro para micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.