São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"MechWarrior 2" foi feito em PC com "Win95"

GISELE RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

O jogo de ação "MechWarrior 2: Merceneries", último lançamento da Activision, foi feito em micros PC com "Windows 95".
Algumas etapas foram desenvolvidas em máquinas equipadas com "Windows NT", com até 128 Mbytes de memória RAM.
Assim como outros jogos do gênero, "MechWarrior 2" nasceu na ponta do lápis.
Uma equipe de oito programadores, quatro auxiliares de produção, quatro designers, quatro artistas gráficos e 20 testadores experimentais desenvolveu o jogo.
Os personagens e os cenários foram desenhados primeiro no papel e depois no computador, em estruturas de ferro (wireframe).
"Em determinadas passagens do jogo, os artistas trabalharam diretamente no computador, utilizando programas para desenvolvimento de imagens tridimensionais", diz Tim Morten, produtor de jogos da Activision.
Para dar acabamento 3D realístico aos movimentos dos personagens, a Activision utilizou os softwares "3D Studio", "Alias", "SoftImage", "LightWave", "Infini-D" e "Strata Studio".
Sons digitais
A sonorização do jogo foi gravada em fitas DAT, que, digitalizadas, transformaram-se em arquivos .WAV e .AIFF.
Segundo Morten, "MechWarrior 2" foi um projeto extremamente longo, que demorou 30 meses para ser desenvolvido.
"Em geral, demoramos de 12 a 18 meses para produzir um CD, dependendo do tempo do jogo, da tecnologia disponível e da idéia central dos designers", diz ele.
"Quake 2"
A ID Software, empresa que criou o cultuado "Doom" e uma das pioneiras em jogos com imagens tridimensionais, já está trabalhando na continuação de "Quake".
O jogo, lançado mundialmente em outubro, foi desenvolvido por uma equipe de 14 pessoas, entre programadores, designers e artistas gráficos e levou dois anos para ficar pronto.
Essa mesma equipe está produzindo "Quake 2" (que ainda nao tem data de lançamento) e "Quakeworld", para ser jogado on line.
(GR)

Texto Anterior: Pesquisa é base para simulador
Próximo Texto: Teclado indica dificuldade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.