São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Juiz nega exumação de suposto Lampião

WILLIAM FRANÇA
DO ENVIADO ESPECIAL A JUIZ DE FORA

O juiz José Humberto da Silveira, da comarca de Arinos (MG), negou pedido de exumação do cadáver do fazendeiro Antônio Maria da Conceição, suspeito de ser Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. Novos pedidos de exumação serão enviados na próxima semana ao juiz, que se disse pronto a reavaliar o caso.
"O requerimento da exumação não demonstrou qual foi a motivação que levou a esse pedido. Faltou o interesse jurídico", disse Silveira à Folha, ontem, por telefone.
O juiz responde pela cidade de Buritis (MG), onde está enterrado o corpo do fazendeiro, morto em agosto de 1993. "Ninguém pode querer exumar um cadáver por curiosidade, apenas", disse o juiz.
A negativa ao pedido do fotógrafo José Geraldo Aguiar, que tem procuração da viúva do fazendeiro, foi dada na semana passada, mas só revelada ontem, após a publicação, pela Folha, da história do suposto Lampião.
Segundo Aguiar, Lampião morou no município de São Francisco (MG) e em pelo menos outras 14 cidades durante 55 anos, desde que teria fugido de uma emboscada no sertão de Sergipe, em 1938.
Ele estaria acompanhado de Maria Bonita, que teria morrido somente em 1987 em Montes Claros (MG). Aguiar disse ontem que está reunindo novos documentos para embasar outro pedido de exumação, mais bem fundamentado.
O IML (Instituto Médico Legal) de Brasília também prepara subsídios para apresentar ao juiz um pedido de exumação do cadáver.
"Tenho elementos para acreditar nessa história", disse Eduardo Reis, 44, diretor do IML e um dos maiores especialistas do país em antropologia forense (ramo da medicina legal que trabalha com a reconstituição de esqueletos).
Foi Reis, por esse método, quem conseguiu identificar o cadáver de Ana Elisabeth Lofrano, mulher de José Carlos Alves do Santos, pivô da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Orçamento, em 95.
Reis pretende fazer a exumação e posterior exame de DNA (código genético) do cadáver com a única filha reconhecida de Lampião e Maria Bonita, Expedita Nunes.

Texto Anterior: Itamar estuda entrar em pequeno partido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.