São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é o fator K

DA REPORTAGEM LOCAL

O fator K é um índice específico que mede as variações de preços de materiais e equipamentos usados em uma obra. Para cada contrato existe um fator K.
Criado na administração Jânio Quadros (1986/88) e calculado pela Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), o fator K é utilizado para ajustar os valores pagos às empreiteiras.
O ajuste poderia ser para mais ou para menos, uma vez que, teoricamente, o fator K foi criado para corrigir as distorções das médias dos índices de preços da construção civil.
"Inflação malufista"
O fator K é um segundo índice, aplicado sobre os índices oficiais de correção monetária.
"Curiosamente, o governo Paulo Maluf começou a adotar fatores K cada vez maiores", diz Antonio Rea, membro da coordenação da campanha de Luiza Erundina.
"Hoje, a 'inflação' nas obras malufistas é de 26%. Em maio deste ano, o fator K das obras da estrada Jacú-Pêssego (zona leste) foi de 27,63%; na 'obra Cebolinha', no túnel do Ibirapuera, de 26,34%."

Texto Anterior: A dois dias da votação, Erundina vai à Justiça com acusações contra Maluf
Próximo Texto: Candidato nega acusação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.