São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excentricidades ; Sobriedade

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

PPB quer trazer Nassau de volta
O candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE), Nílton Carneiro (PPB), 71, disse ontem que, se eleito, vai "empenhar-se" para levar ao município os restos mortais do conde holandês Maurício de Nassau, morto no século 17.
Nassau foi o governante da capitania de Pernambuco de 1636 a 1644, durante o período historicamente conhecido como o das invasões holandesas (1630-1654).
Carneiro é chamado por seus adversários de "doido varrido" e "folclórico". "Eles dizem isso de mim porque não podem me chamar de ladrão, corno nem viado", disse Carneiro.
Ele explicou que o que pretende é criar um memorial para os que "tombaram" nas batalhas com os holandeses. Nesse memorial ficariam os restos mortais de Nassau.
Excentricidades
Carneiro tem outras propostas excêntricas, como a de criar um programa destinado a garantir enterros grátis para pessoas com renda abaixo de três salários mínimos e contratar 2.000 guardas municipais sem concurso público.
Ele prometeu ainda construir dois cemitérios e unidades de fabricação de caixão de defunto.
Carneiro está em seu oitavo mandato de deputado estadual. Autodenomina-se "deputado dos pobres".
Na Assembléia Legislativa, costuma estar com bolachas secas nos bolsos do paletó, oferecendo-as a quem vai conversar com ele.
Como candidato em Jaboatão, tem o apoio do prefeito de Recife, Jarbas Vasconcelos (PMDB).
Sobriedade
O adversário dele, Ulisses Tenório (PSDB), é apoiado pelo governador Miguel Arraes (PSB).
Tenório optou por uma campanha marcada pela sobriedade. "O povo escolherá o melhor", disse.
No primeiro turno, Carneiro teve 41% dos votos válidos contra 32% de Tenório. Jaboatão fica no Grande Recife. É o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, com 281.811 eleitores. O primeiro é Recife, com 887.107 eleitores.

Texto Anterior: Curitiba vira tema de debate
Próximo Texto: PT vira parâmetro para debate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.