São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT vira parâmetro para debate

LAURO VEIGA FILHO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA

O candidato à Prefeitura de Goiânia pelo PMDB, Luiz Bittencourt, decidiu usar a administração petista para atacar seu adversário Nion Albernaz (PSDB), no debate que encerrou a campanha, na noite de terça-feira.
O debate foi transmitido pela TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo em Goiás.
A estratégia adotada pelo PMDB tinha como objetivo reduzir a diferença de 11 pontos percentuais que separam Bittencourt (38% das intenções de voto, segundo o Datafolha) de Albernaz (49%).
O candidato peemedebista comparou investimentos realizados pelo atual prefeito, Darci Accorsi (PT), com os recursos aplicados por Nion Albernaz quando comandou o Executivo municipal, entre 89 e 92, principalmente nas áreas de saúde e educação.
Em quatro anos, afirmou Bittencourt, Accorsi investiu R$ 55 milhões em educação, frente aos R$ 14 milhões investidos por Albernaz. O ex-prefeito rebateu a crítica, afirmando que a arrecadação da prefeitura era comparativamente menor em seu governo. Mas não apresentou números.
Daí em diante, o debate transformou-se num festival de denúncias e acusações recíprocas.
Bittencourt voltou a acusar Albernaz de enriquecimento ilícito e favorecimento a empreiteiras durante seu mandato, utilizando-se várias vezes da palavra "ridícula" ao se referir a cada resposta do adversário.
Contas aprovadas
Albernaz defendeu-se, lembrando que todas sua contabilidade foi aprovada pelo Tribunal de Contas do Município e que teve sua administração elogiada pelos "cardeais" do PMDB.
Na época, também ele pertencia ao partido que agora enfrenta no segundo turno destas eleições.
Na fase final, Bittencourt passou a atacar de forma genérica seu opositor, qualificando-o de "corrupto, mentiroso e desequilibrado". Albernaz classificou os ataques como "ato de desespero".

Texto Anterior: Excentricidades ; Sobriedade
Próximo Texto: Candidato do PSB em BH diz que tem autonomia para discordar de Arraes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.