São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Esporte é a arma da VW para manter a liderança
ARTHUR PEREIRA FILHO
Vice-líder na pesquisa, a General Motors/Chevrolet é o primeiro nome que vem à cabeça para 26% das pessoas consuladas. O Gol, carro mais vendido no país, fabricado pela Volkswagen, é o modelo mais lembrado pelos entrevistados: 9% das respostas. É o sexto ano consecutivo que a Volkswagen lidera o "Top of Mind". Em 96, conta Luiz Muraca, gerente de marketing e vendas da montadora, a marca garantiu a "medalha de ouro" entre as marcas de carro ao investir pesado nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Para ligar a empresa ao evento esportivo mais importante do ano, a Volkswagen investiu US$ 5 milhões e colocou até uma série especial de carros nas concessionárias: o Gol e a Parati Atlanta. "Nosso objetivo foi aproximar ainda mais a marca Volkswagen do cliente", conta Muraca. A campanha teve três fases. A primeira começou em abril e foi até junho. Nesse período foi lançado o Gol Atlanta. Durante a realização dos Jogos, o destaque foi o comercial do Gol, com participação do treinador Zagallo e do goleiro Dida, da seleção olímpica. A campanha continuou mesmo depois de encerrada a competição. "Realizamos uma forte campanha de varejo, baseada na valorização do carro usado na troca pelo novo", diz Muraca. Marca fortalecida A marca também se fortaleceu, na avaliação de Muraca, com a promoção de "frequentes campanhas de varejo", com prazos mais longos de financiamento e valorização do carro usado. O modelo Gol continua sendo a grande arma da empresa para manter a liderança do mercado. A marca encerrou 95 com 34% de participação no mercado e prevê chegar a 36% neste ano. "O Gol vem puxando a marca ao longo dos anos", diz Muraca. Em 96 a Volkswagen prevê vender 360 mil unidades do Gol no país, 80 mil a mais do que em 95. "Em 96 as vendas totais de automóveis devem ficar no mesmo nível de 95. Mas a Volkswagen vai crescer 9%", diz. Dois novos modelos entraram no mercado de carros "populares" e compactos em 96: o Palio, da Fiat, e o Fiesta, da Ford. Apesar disso, o Gol manteve a liderança. "Neutralizamos as novidades aumentando a produção do Gol", diz Muraca. Volkswagen Produto: veículos e componentes Data de lançamento da marca no Brasil: 1953 Faturamento em 96 (estimativa): US$ 8 bilhões Participação no mercado de carros em 96 (estimativa): 36% Venda prevista veículos em 96: 608 mil Volkswagen investiu US$ 5 mi em campanha dos Jogos Olímpicos de Atlanta Montadora vai vender 360 mil modelos Gol em 96 Empresa prevê 9% Texto Anterior: Marketing agressivo ameaça nomes tradicionais no país Próximo Texto: Coca-Cola quer ampliar participação no mercado Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |