São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte é a arma da VW para manter a liderança

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Volkswagen continua sendo a marca de carro mais popular do país. Pesquisa "Top of Mind", do Datafolha, revela que, para 34% dos entrevistados, a marca é a primeira a ser lembrada quando se fala em carro.
Vice-líder na pesquisa, a General Motors/Chevrolet é o primeiro nome que vem à cabeça para 26% das pessoas consuladas.
O Gol, carro mais vendido no país, fabricado pela Volkswagen, é o modelo mais lembrado pelos entrevistados: 9% das respostas.
É o sexto ano consecutivo que a Volkswagen lidera o "Top of Mind". Em 96, conta Luiz Muraca, gerente de marketing e vendas da montadora, a marca garantiu a "medalha de ouro" entre as marcas de carro ao investir pesado nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
Para ligar a empresa ao evento esportivo mais importante do ano, a Volkswagen investiu US$ 5 milhões e colocou até uma série especial de carros nas concessionárias: o Gol e a Parati Atlanta.
"Nosso objetivo foi aproximar ainda mais a marca Volkswagen do cliente", conta Muraca.
A campanha teve três fases. A primeira começou em abril e foi até junho. Nesse período foi lançado o Gol Atlanta.
Durante a realização dos Jogos, o destaque foi o comercial do Gol, com participação do treinador Zagallo e do goleiro Dida, da seleção olímpica.
A campanha continuou mesmo depois de encerrada a competição. "Realizamos uma forte campanha de varejo, baseada na valorização do carro usado na troca pelo novo", diz Muraca.
Marca fortalecida
A marca também se fortaleceu, na avaliação de Muraca, com a promoção de "frequentes campanhas de varejo", com prazos mais longos de financiamento e valorização do carro usado.
O modelo Gol continua sendo a grande arma da empresa para manter a liderança do mercado. A marca encerrou 95 com 34% de participação no mercado e prevê chegar a 36% neste ano.
"O Gol vem puxando a marca ao longo dos anos", diz Muraca. Em 96 a Volkswagen prevê vender 360 mil unidades do Gol no país, 80 mil a mais do que em 95.
"Em 96 as vendas totais de automóveis devem ficar no mesmo nível de 95. Mas a Volkswagen vai crescer 9%", diz.
Dois novos modelos entraram no mercado de carros "populares" e compactos em 96: o Palio, da Fiat, e o Fiesta, da Ford.
Apesar disso, o Gol manteve a liderança. "Neutralizamos as novidades aumentando a produção do Gol", diz Muraca.

Volkswagen
Produto: veículos e componentes
Data de lançamento da marca no Brasil: 1953
Faturamento em 96 (estimativa): US$ 8 bilhões
Participação no mercado de carros em 96 (estimativa): 36%
Venda prevista veículos em 96: 608 mil

Volkswagen investiu
US$ 5 mi
em campanha dos Jogos Olímpicos de Atlanta

Montadora vai vender
360 mil
modelos Gol em 96

Empresa prevê
9%

Texto Anterior: Marketing agressivo ameaça nomes tradicionais no país
Próximo Texto: Coca-Cola quer ampliar participação no mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.