São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
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Coca-Cola quer ampliar participação no mercado

DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Lobão, presidente da Coca-Cola no Brasil, topa uma aposta ousada. Ele diz que sua empresa vai deter 60% do crescente mercado brasileiro de refrigerantes até o ano 2000.
Hoje, sua participação é de cerca de 50%.
Nos últimos anos, a marca Coca-Cola já mostrou que tem fôlego para continuar ganhando corações e mentes dos brasileiros.
Na primeira pesquisa "Top of Mind" feita pelo Datafolha, em 91, a Coca-Cola foi lembrada por 45% dos entrevistados como símbolo de refrigerantes.
Neste ano, foi citada por 59% dos consultados, seu melhor resultado até agora.
Olimpíada
Presente no Brasil há 53 anos (a Coca-Cola existe há 106 anos), a empresa está contando com US$ 300 milhões para investimentos em sua divulgação neste ano, em que procurou associar sua imagem aos Jogos Olímpicos de Atlanta, realizados em julho, nos Estados Unidos.
Boa parte dos anúncios da Coca-Cola neste ano estavam ligados a atividades esportivas, mas houve espaço também para outras tendências de divulgação da marca.
Rodolfo Jimenez, gerente de comunicação da empresa, lembra, por exemplo, um anúncio veiculado em setembro, que mostrava uma cena com uma mulher e sua filha, num parque, sem mostrar ninguém tomando Coca-Cola e sem menção a esportes. "Era um comercial super tranquilo, suave, sem que se estivesse vendendo nada diretamente", comenta ele.
O filme faz parte dos planos da Coca-Cola de procurar se comunicar melhor com as mulheres, especialmente as que trabalham como donas-de-casa.
Os dados mais recentes da indústria de bebidas no país mostram que está crescendo muito -acima da média, mesmo- a venda nos supermercados.
"Temos planos muito ambiciosos para campanhas publicitárias cujo público-alvo serão mulheres e jovens", especifica Jimenez.
Calor
Neste ano, a indústria de refrigerantes como um todo deverá ter uma expansão da ordem de 8%. A Coca-Cola, no entanto, acredita que poderá crescer 13%, com um aumento mais significativo na região Sul, onde a taxa pode ser de 18% em relação ao ano passado.
Esses resultados vão depender ainda da performance das vendas nesta temporada primavera/verão.
Segundo Jimenez, 40% das vendas da Coca-Cola no mercado brasileiro se concentram no período dos meses de novembro a fevereiro.

Coca-Cola
Países em que opera: 200
Data de lançamento no Brasil: 1942
Vendas anuais: 5 bilhões de litros
Investimento em publicidade: US$ 200 milhões

Empresa espera crescer
13%
até o final deste ano, em relação ao ano passado

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