São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
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Danone sempre pesquisa carências do consumidor

SL
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das respostas para a liderança contínua da Danone no "Top of Mind" -pelo terceiro ano consecutivo é a marca mais lembrada pelo público quando se fala em iogurte- é a preocupação do seu fabricante em estar em sintonia com as necessidades do consumidor.
Bons exemplos são dois dos oitos produtos que a empresa lançou nos últimos três anos: o Danone Batido e o Danoninho com ferro.
O primeiro, lançado em 94, nasceu da observação de um hábito dos consumidores, que é o de bater o iogurte natural com leite e um pouco de açúcar.
Já o Danoninho com ferro, no mercado desde dezembro de 95, é a resposta da empresa a uma pesquisa que indica que 70% das crianças entre 1 e 3 anos têm carência de ferro (um nutriente que evita a anemia).
Segundo a diretora de marketing da LPC (proprietária da Danone no Brasil), Fátima de Jesus Marques, a empresa tem uma especial preocupação em "fabricar produtos saudáveis, de alta qualidade e que contribuem para uma alimentação equilibrada".
Fátima afirma que a imagem da Danone também está associada ao pioneirismo. A empresa francesa, que chegou ao Brasil em 1970, lançou o primeiro iogurte industrializado no país.
Outro fator que explica o alto índice de memorização da marca Danone, segundo ela, é a diversificação, o trabalho específico para cada público.
"Nosso trabalho mercadológico é pertinente a cada tipo de público (infantil, jovem, adulto) e se dá por meio de marcas específicas", diz Fátima Marques.
Na sua avaliação, isso explicaria o fato de, além do nome Danone, as marcas Dan'Up e Danoninho, todas da LPC, estarem entre as dez mais citadas.
Mamíferos
A grande novidade observada neste ano na pesquisa "Top of Mind" sobre iogurtes, a Parmalat, segue uma estratégia diferente da Danone.
A Parmalat, que entra pela primeira vez no ranking já ocupando o segundo lugar, faz uma campanha publicitária centrada em seu próprio nome.
No Brasil desde 77, o grupo só ganhou uma participação importante no mercado de iogurtes em 93, com a compra da empresa gaúcha Lacesa, que produz o Yoplait.
Segundo o diretor de marketing da empresa, Álvaro Novaes, o objetivo tem sido reforçar a memorização da marca Parmalat no país.
Novaes afirma que o crescimento da marca na pesquisa "Top of Mind" está associado, entre outras coisas, à campanha "Mamíferos", criada pela agência de publicidade DM9.

Danone
Fabricante: LPC
Início de fabricação da marca no Brasil: 1970

Empresa atua em
40
países aproximadamente

Marca foi lançada em
1919
na Espanha

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