São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Consul privilegia o custo-benefício
FÁTIMA FERNANDES
Mais popular do que a "irmã" Brastemp, marca que também pertence à Multibras, a geladeira Consul é fabricada de forma a atender as classes B e C, mais atentas à relação custo-benefício de um produto. Na pesquisa "Top of Mind" deste ano, a Consul foi, pela sexta vez consecutiva, a marca de refrigerador mais lembrada do país. Entre as 2.500 pessoas entrevistas, 52% citaram a Consul. Em segundo lugar ficou a Brastemp (21%) e em terceiro, a Prosdócimo (14%). Luis Fernando Reyes, diretor de marketing da Multibras, diz que o refrigerador Consul é o mais tradicional do mercado e isso explica a sua popularidade. Tem também ampla distribuição no país. A primeira geladeira a querosene, conta ele, foi fabricada em 1947, numa pequena oficina em Brusque (SC), pelos amigos Freitag e Holdereg. O produto foi batizado de Consul para homenagear o cônsul Carlos Renaux, que morava na região. Em 1950, as famílias Freitag e Holdereg fundaram a Consul e passaram a produzir os refrigeradores em escala industrial. Em 1956, a empresa começou a fabricar geladeiras elétricas e seis anos depois já comemorava a venda de 100 mil unidades. Em 1976, a empresa foi vendida para o grupo Brasmotor, que controla hoje a Multibras. Reyes diz que há pelo menos 15 anos o refrigerador Consol é líder de mercado -estimado em 3,6 milhões de unidades para este ano-, com cerca de 47% de participação. "Ele atende exatamente quem busca custo-benefício de um produto." A Brastemp, por exemplo, conta ele, é uma marca de aspiração e, no caso da geladeira, oferece mais recursos do que a marca Consul e por isso custa mais. A estratégia da Multibras agora é aproveitar a popularidade da marca Consul e expandir a linha de produtos. Em abril, lançou uma linha de lavadoras de roupas. Em junho, alguns modelos de fogões. Com a marca Consul, a Multibras também comercializa condicionadores de ar (desde 1980) e fornos de microondas (desde 1990). No ano passado, a Multibras faturou cerca de R$ 1,46 bilhão. Consul Empresa fabricante: Multibras Investimentos em divulgação com a marca: R$ 13 milhões a R$ 15 milhões ao ano Início de fabricação: 1947 Participação no mercado: 47% Texto Anterior: Danone sempre pesquisa carências do consumidor Próximo Texto: Unimed investe para mostrar que é diferente Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |