São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micos dos EUA ameaçados de extinção vão para o Rio

DA SUCURSAL DO RIO

Seis micos-leões-dourados chegaram ontem de dois zoológicos dos EUA para reforçar a colônia de cerca de 350 primatas que vivem sob proteção na Reserva Biológica de Poço das Antas, no município fluminense de Silva Jardim.
Uma das espécies de primatas mais ameaçadas de extinção no mundo, o mico-leão-dourado é natural da Mata Atlântica da baixada costeira do Estado do Rio. O programa de estudo e reprodução da reserva começou em 74.
Como não possuem grau de parentesco com os micos-leões-dourados já existentes na reserva, os seis que chegaram ao país deverão ajudar a criar uma maior diversidade genética, facilitando a reprodução da espécie.
Os micos-leões-dourados -dois casais e dois filhotes- foram importados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) dos zoológicos de Washington e de Atlanta.
Contrato firmado pelo Ibama com zoológicos do mundo prevê que os micos-leões-dourados nascidos em cativeiro sejam repassados periodicamente para a reserva de Poço das Antas, até o ano 2025.
Antes da transferência para o Rio, os seis micos-leões-dourados passaram por processo de aclimatação, sendo mantidos em viveiros especiais que reproduzem as condições ambientais da reserva.

Texto Anterior: Operação Descida é acionada hoje às 11h
Próximo Texto: Garoto pode ter morrido de congestão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.