São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMs tentam proibir fita sobre Pixote

DA FT

Os três policiais militares condenados pela morte de Fernando Ramos da Silva, o Pixote, em 1987, entraram com uma ação cautelar pedindo a apreensão das cópias do filme "Quem Matou Pixote?", de José Joffily, em cartaz na cidade.
O filme relata o assassinato do rapaz, praticado pelo sargento Francisco da Silva Jr. e pelos soldados Wanderley Alessi e Valter Cipoli, em Diadema.
Segundo Orlando Teixeira Marques, advogado dos PMs, a ação se baseia na decisão do Tribunal de Justiça Militar, que considerou o crime culposo (não-intencional), em 95, reduzindo as penas de seis para um ano, dois meses e 12 dias.
Na época em que Pixote foi morto, aos 18 anos, os réus foram condenados pela Justiça Militar por crime doloso (de forma intencional), por terem executado friamente o rapaz. Fernando Ramos fugia dos PMs depois de um roubo, segundo a versão da PM na época, e se escondeu, desarmado.
"O juiz (Afonso Celso da Silva) intimou a distribuidora Columbia Tristar Pictures a entregar uma cópia da fita para que ele decida pela apreensão das cópias", afirmou Marques. A notificação foi assinada anteontem e dá 24 horas para que a distribuidora mostre o filme.
"Cabe a cada um contar a sua história. No final do filme, junto com o letreiro, fiz questão de colocar que o filme é obra de ficção", disse Joffily.
A direção da Columbia não foi encontrada para comentar o caso.

Texto Anterior: Operação Descida é acionada hoje às 11h
Próximo Texto: 1ª escritura do Cingapura sai dia 16
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.