São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAs proporcionam estágios

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

As faculdades de direito da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) proporcionam experiência prática aos alunos desde os primeiros anos, por meio dos seus CAs (Centros Acadêmicos).
Tanto o CA 11 de Agosto (USP) quanto o 22 de Agosto (PUC-SP) oferecem a oportunidade de o aluno estagiar na área de assistência jurídica.
Além de capacitar profissionalmente os estudantes, o trabalho tem cunho social, pois é gratuito e só atende a pessoas carentes.
"O CA 11 de Agosto presta assistência jurídica gratuita há 70 anos e envolve 80 estagiários", diz o presidente do CA, Gustavo Ungaro, 21.
Aliar a prática à teoria é outro objetivo comum das faculdades. "Os professores fazem análises de casos práticos", diz Álvaro Vilaça Azevedo, diretor do curso de direito da USP.
Ele também cita o estágio supervisionado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) realizado nos 4º e 5º anos. "Além de preparar para o exercício profissional, melhora o desempenho no exame de admissão da OAB."
Na PUC, os alunos sempre têm duas notas por disciplina, uma prática e uma teórica. Segundo Celso Fiorillo, vice-diretor da faculdade, a partir de 1997 haverá aulas obrigatórias aos sábados com atividades práticas.
Mas nem só de semelhanças vivem os dois cursos. Segundo Fiorillo, a PUC-SP é a única faculdade do Brasil que tem a disciplina direitos humanos no currículo.
"A PUC também é o principal centro brasileiro na área de direitos difusos e coletivos, como ambiental e do consumidor."
Já a faculdade da USP possui a maior biblioteca especializada em direito do país. São quase 400 mil livros. Além disso, cada departamento da faculdade tem uma biblioteca setorizada.
Outra diferença acontece na especialização (quinto ano). Enquanto na PUC-SP o aluno pode optar por até duas áreas, na USP ele só pode cursar uma.

Texto Anterior: Incerteza é o centro de Dom Casmurro
Próximo Texto: Mercado de trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.