São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema imunológico é descrito em detalhe

DA REPORTAGEM LOCAL

Estudo de cientistas da Universidade Harvard (EUA) descreveu pela primeira vez, em detalhes, a estrutura básica do sistema de defesa do organismo contra infecções, o imunológico.
Quando um agente causador de doenças, tais como vírus e bactérias, invade uma célula, ela quebra proteínas dos invasores e as mostra na sua superfície.
Esses fragmentos -os antígenos- são envolvidos por uma molécula chamada MHC (Principal Complexo de Histocompatibilidade) como se fossem salsichas em pães de cachorro-quente.
Esse sanduíche é o sinal de socorro que as células infectadas mandam para defensoras do organismo, as células T.
As células T então engolem esses sinais de socorro, os sanduíches antígeno-MHC, e destróem a célula infectada, junto com seu material infeccioso.
Depois da refeição, as células T podem chamar outras células de defesa para combater a infecção.
Esse mecanismo era conhecido, mas não havia sido descrito em nível molecular (o modo como os átomos se ligam nesse processo), o que foi realizado por Don Wiley e equipe em estudo publicado na edição de hoje da "Nature".

Texto Anterior: Estudo explica como o HIV invade células
Próximo Texto: ÚLTIMAS PALAVRAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.