São Paulo, quinta-feira, 14 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo explica como o HIV invade células

DA REPORTAGEM LOCAL

Dois grupos de pesquisadores descreveram o modo pelo qual o vírus HIV, que causa a Aids, invade as células de defesa do corpo.
O HIV precisa abrir duas "fechaduras", os receptores, para poder entrar, se reproduzir e destruir as células. Quanto mais o HIV destrói as células defensoras, mais os infectados ficam sujeitos a doenças. Os contaminados pelo HIV tornam-se então doentes de Aids.
Os pesquisadores do Instituto de Câncer Dana-Farber e do Centro de Pesquisa de Aids Aaron Diamond da Universidade Rockefeller (EUA), mostraram os passos dessa invasão na edição de hoje da revista "Nature".
O HIV primeiro se encaixa na fechadura chamada receptor CD4. Isso facilita a entrada da "chave" do vírus, a proteína gp120, na outra fechadura, a CCR-5.
As poucas pessoas que não têm a CCR-5 são imunes à infecção pelo HIV. O objetivo da pesquisa é descobrir um método de "tapar" as fechaduras, o que seria uma terapia definitiva contra a infecção.

Texto Anterior: EUA vão participar de missão no Zaire
Próximo Texto: Sistema imunológico é descrito em detalhe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.