São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

A guerra começou; Duas frentes; Inimigos eternos; Um por vez; Recíproca verdadeira; Esforço concentrado; Vitória baiana; Cavalo de Tróia; Faxina geral; Compasso de espera; Fogo cruzado; Contradição oficial; Enganando o estômago; Dança dos números; Dourando a pílula; Bons companheiros; Atropelo virtual

A guerra começou
Maluf entra no STF na próxima segunda com ação criminal contra Sérgio Motta. "As 58 páginas da petição inicial do Saulo Ramos contêm todos os injustos ataques que sofri no 1º turno", diz o prefeito paulistano.

Duas frentes
Maluf também processará Sérgio Motta civilmente. Pedirá indenização por perdas e danos. Neste processo, o ministro não tem foro especial. A ação civil tramitará na Justiça paulista.

Inimigos eternos
De Maluf, sobre Sérgio Motta: "O dinheiro da provável condenação civil será doado à Santa Casa de Misericórdia. A provável condenação criminal, já que ele não é réu primário, será cumprida em penitenciária".

Um por vez
Para deixar Pitta saborear a provável vitória, Maluf decidiu não atacar FHC nos próximos dias. Mas o presidente não vai ter que esperar muito tempo para estar sob o mesmo fogo cerrado em que se encontra Serjão.

Recíproca verdadeira
Passada a eleição, PT e PPB devem aprofundar as tratativas em torno de uma aliança contra a reeleição. Ambos fogem de FHC. Para Maluf, Lula seria o adversário ideal em 1998. O PT aposta que, contra Maluf, chega lá.

Esforço concentrado
O PFL promete agitar Brasília na próxima semana. Haverá jantar na segunda e na terça, além da reunião da Executiva na quarta. A cacicada quer tocar o apito da reeleição. Avalia-se que o cenário não é cor de rosa.

Vitória baiana
ACM e Bornhausen acertaram os ponteiros. Gilberto Miranda vai entrar mesmo no PFL. O embaixador em Portugal, que vetara o nome do senador, vai arrumar uma desculpa na linha "foi-tudo-um-mal-entendido".

Cavalo de Tróia
O senador Gilberto Miranda, ex-PMDB, se filia ao PFL no final do ano. "Vai ser meu presente de Natal para o partido."

Faxina geral
O Ministério da Saúde vai passar por mudanças radicais, seja quem for o nomeado. O primeiro escalão será trocado. Há até gente do PDT que, segundo o Planalto, joga contra o governo.

Compasso de espera
Está pronto, no Ministério da Administração, o projeto de reestruturação do SUS (Sistema Único de Saúde). Só aguarda o novo ministro da Saúde e uma definição do Palácio do Planalto.

Fogo cruzado
Foi do Ministério da Fazenda a iniciativa pela denúncia da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata dos direitos do trabalhador demitido. Paulo Paiva (Trabalho) apenas assinou embaixo.

Contradição oficial
Pegou mal no Planalto o fato de o Ministério do Trabalho ter assinado o anúncio que incentiva as demissões voluntárias. Ou seja, incentiva o desemprego. Bastaria que apenas a pasta da Administração o fizesse. Enganando o estômago Comentário ontem em um gabinete do Planalto, de onde se avistava Vicentinho (CUT), que está em greve de fome, dar entrevista a uma TV: "Ele tá com cara de quem tomou café da manhã".

Dança dos números
Pesquisas divulgadas ontem sobre a eleição paulistana. Vox Populi: Pitta (PPB) com 59% e Erundina (PT), 29%. Ibope: Pitta, 55% e Erundina, 33%.

Dourando a pílula
Paes de Andrade tenta amanhã mais uma vez filiar Itamar Franco ao PMDB. "Ele não precisa temer concorrência no partido. Já conversei com Sarney, e entre eles está tudo certo."

Bons companheiros
Os pefelistas comentavam muito ontem o que julgaram a surpresa da semana: a antiguidade da amizade entre o ministro Sérgio Motta (Comunicações) e o presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros.

Atropelo virtual
Ao contrário do 1º turno, hoje, o TSE não vai esperar os resultados das Juntas Eleitorais. Vai entrar, via rede, nos computadores locais para obter as informações.

TIROTEIO
De José Aristodemo Pinotti (PMDB-SP), sobre a polêmica do tíquete-alimentação:
- O apetite dos capitalistas é, seguramente, muito maior do que a fome dos trabalhadores.

Próximo Texto: Linha cruzada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.