São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal atinge melhor marca no controle de erros desde 1992

Número de incorreções cai 43% com programa da Folha

DA REDAÇÃO

A Folha atingiu no bimestre passado uma marca histórica: o número de erros por módulo (coluna de texto) foi o menor desde 1992, ano a partir do qual há dados registrados.
Desde 1987, a Folha identifica e acompanha as incorreções publicadas. Os números são divulgados internamente e orientam a Redação na melhoria de seus textos.
Em setembro e outubro, o jornal chegou à marca de 0,39 erro/módulo -as páginas do jornal são divididas verticalmente em seis partes, chamadas de colunas de texto ou módulos; portanto, 0,39 erro por módulo corresponde a, aproximadamente, dois erros por página cheia de texto.
Os levantamentos levam em conta erros de português (gramática e ortografia) e digitação.
Queda
O resultado de outubro representa uma queda de 43% em relação a março, mês anterior à implantação do Programa de Qualidade, que tem como meta prevenir erros e reduzi-los.
Ele dá sequência a iniciativas específicas que o jornal tem adotado desde 1994, com o objetivo de tornar os textos, além de corretos, mais didáticos, claros e objetivos.
Ligado à Comissão Jornalista, um fórum permanente de discussão e melhoria do trabalho jornalístico, o programa é pedagógico e combate também os erros de informação.
Como parte desse trabalho, foi intensificado o esforço de detectar informações incorretas e retificá-las.
A Folha publicava na seção "Erramos" uma média de 55 notas mensais no período anterior à implantação do programa. Em setembro último, publicou 188 correções.
Para reduzir os erros de informação, estão sendo feitos cursos específicos -sobre o funcionamento do Judiciário e do Legislativo, por exemplo- e adotados novos procedimentos de checagem de dados.

Texto Anterior: IML faz exames com fotos de Lampião
Próximo Texto: Ministro sabia da compra do Banfort, diz general da reserva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.