São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Angela, do PPB, e Boppré, do PT, chegam empatados em Florianópolis

LUCIO VAZ
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS (SC)

Angela Amin (PPB) e Afrânio Boppré (PT) chegam empatados ao dia decisivo da eleição em Florianópolis (SC).
Segundo pesquisa do Datafolha, realizada ontem e anteontem, a pepebista tem 45% das intenções de voto, contra 43% do petista. A diferença está dentro da margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais. Ou seja, a situação é de empate técnico.
Em relação a última pesquisa, realizada há uma semana, os dois candidatos tiveram oscilação positiva de um ponto percentual.
Ilha comunista
O adversário de Angela Amin, mulher do presidente do PPB, senador Esperidião Amin (SC), era pouco conhecido antes da eleição.
Atual vice-prefeito da administração de Sérgio Grando (PPS), Boppré superou no primeiro turno os candidatos do ex-presidente do PFL, Jorge Bornhausen, e do governador Paulo Afonso (PMDB).
Grando sonha com a continuidade do governo socialista. "Só há duas ilhas comunistas no mundo: Cuba e Florianópolis", disse.
No último encontro com FHC, ele pediu que sua capital não sofra do governo federal um bloqueio semelhante ao que é imposto a Cuba pelos Estados Unidos.
O economista Boppré é um candidato bem-comportado. Não faz ataques pessoais e jamais altera o tom de voz. Com as bochechas redondas e rosadas, tímido, é descrito pela sua assessoria como "um garoto de colégio de freiras".
Enfrenta uma candidata também equilibrada, o que mantém a campanha livre de ataques pessoais. Isso não impede denúncias de parte a parte.
Angela denuncia o constante atraso no pagamento dos salários do funcionalismo e o não-cumprimento integral do orçamento participativo do PT.
Boppré diz que o desequilíbrio da prefeitura decorre de gastos de R$ 4,7 milhões por causa das enchentes de dezembro de 95.
E contra-ataca mostrando auditoria do Tribunal de Contas do Estado que recomenda a rejeição das contas da prefeitura em 92, último ano da gestão Antonio Bulcão, que completou o mandato de Amin.

Texto Anterior: 14 capitais e 17 cidades do interior vão às urnas hoje decidir o segundo turno
Próximo Texto: Belinati lidera com 49%; Hauly tem 41%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.