São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belinati lidera com 49%; Hauly tem 41%

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O candidato do PDT à Prefeitura de Londrina (PR), Antônio Belinati, chega ao final da campanha com 49% das intenções de voto, contra 41% de Luiz Carlos Hauly (PSDB).
Os votos brancos e nulos somam 6%, e os indecisos totalizam 4%. Computando só os votos válidos, Belinati teria 54% e Hauly 46%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Os londrinenses vão hoje às urnas em um clima de apreensão com a violência dos últimos dias de campanha na cidade.
A troca de acusações entre Belinati e Hauly cedeu lugar aos confrontos de rua entre partidários das duas candidaturas.
O juiz Dimas Ortêncio de Mello disse ontem estar "preocupado com o acirramento dos ânimos na cidade". Ele afirmou ter pedido bastante rigor à Polícia Militar na proibição de boca-de-urna.
"Prendendo logo pela manhã aqueles que desrespeitarem a lei, vai ficar mais fácil controlar."
O ginásio de esportes Moringão, que irá servir como cadeia, terá três juízes eleitorais de plantão.
A preocupação da Justiça Eleitoral se deve ao aumento, nos últimos três dias, de brigas de ruas entre militantes do PDT e PSDB e a distribuição de panfletos apócrifos contra os dois candidatos.
O incidente mais grave ocorreu no comício de encerramento da campanha do candidato tucano, na região dos Cinco Conjuntos (zona norte). Simpatizantes das duas candidaturas se enfrentaram, após partidários de Belinati vaiarem o prefeito Luís Eduardo Cheida (PT), que apóia Hauly.
Voto errado
Ontem, no mesmo Cinco Conjuntos, tradicional reduto eleitoral de Belinati, foram apreendidos panfletos que "ensinavam" o eleitor a votar errado em Belinati.
Segundo a assessoria do candidato do PDT, os panfletos estariam sendo distribuídos por partidários de Hauly, "em uma tentativa de ampliar os votos nulos". A assessoria de Luiz Carlos Hauly negou participação no episódio.

Texto Anterior: Angela, do PPB, e Boppré, do PT, chegam empatados em Florianópolis
Próximo Texto: Empatados, candidatos temem abstenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.