São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empatados, candidatos temem abstenção

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Às vésperas da eleição, Zeca do PT (PT) e André Puccinelli (PMDB) estão empatados em 45%. Votos brancos e nulos somam 4%, e os indecisos totalizam 5%.
Cada candidato tem assim 50% dos votos válidos. O grau de conhecimento do número do candidato é o mesmo (95%) entre os adeptos das duas candidaturas. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
O PT e o PMDB prepararam esquemas especiais para evitar que a abstenção e os votos nulos e brancos prejudiquem seus candidatos. As operações foram decididas em função do primeiro turno, quando 24,03% dos 345.625 eleitores não escolheram nenhum candidato.
Na avaliação dos partidos, a não-participação dessas pessoas alterou os resultados previstos.
Os partidos temem que a repetição dessa situação possa definir a disputa, bastante equilibrada. Na tentativa de "caçar" os votos dos indecisos, os partidos prometem colocar nas ruas 40 mil pessoas.
Mobilização
Estimulados pela militância, os candidatos esperam mobilizar os eleitores e, ao mesmo tempo, evitar as fraudes, como a utilização de cédulas eleitorais por terceiros.
A preocupação tem origem na confirmação, pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), de que não é obrigatória a apresentação da carteira de identidade para votar.
"A determinação do partido é fiscalizar todos os votos", disse Zeca do PT. "Nossos militantes serão atuantes e vão definir a disputa", afirmou Puccinelli.
"A mobilização dos partidos para evitar fraudes é positiva", disse o diretor-geral do TRE, Ecicles Ferreira. "Tomamos as providências que julgamos necessárias."
Segundo o diretor-geral, os juízes eleitorais estão recomendando aos presidentes de mesa que, em caso de dúvida sobre a identidade do eleitor, o questione sobre dados pessoais que constam das fichas.
Apertos de mão
Os candidatos dedicaram o dia para fazer campanha. Zeca visitou a Santa Casa, o maior hospital do Estado, onde distribuiu abraços e apertos de mão.
Puccinelli acordou cedo, às 6h, e foi para as ruas. No início da tarde, concedeu entrevista em seu apartamento e reiniciou seu programa de visitas aos eleitores.
O TRE acredita que será possível divulgar o resultado final da eleição em Campo Grande à meia-noite de hoje (hora local). Serão utilizadas em Campo Grande 870 urnas eletrônicas.

Texto Anterior: Belinati lidera com 49%; Hauly tem 41%
Próximo Texto: Tucano tem 7 pontos de vantagem sobre adversário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.