São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Triângulo das Bermudas' faz 'reeleição'

CLÓVIS ROSSI
DO CONSELHO EDITORIAL

Os eleitores das três principais capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) preferiram antecipar o princípio da reeleição, embora de forma indireta, e tendem a eleger hoje prefeitos plenamente identificados com seus antecessores.
Belo Horizonte trocará o prefeito Patrus Ananias (PT) pelo seu vice-prefeito, Célio de Castro, embora este seja do PSB.
Na mais recente pesquisa do Datafolha, concluída ontem, a diferença entre os concorrentes nas três capitais deixa pouca margem para uma reviravolta.
Pitta manteve 21 pontos de vantagem sobre Luiza Erundina (PT). Conde tem 18 pontos mais do que Sérgio Cabral Filho (PSDB). Célio de Castro supera Amílcar Cabral (PSDB) por margem bem maior (70% a 18%).
Essas três capitais são conhecidas, no mundo político, como "triângulo das Bermudas" porque nas suas eleições costumam desaparecer reputações políticas tidas como sólidas.
Em três outras cidades pesquisadas pelo Datafolha, o pleito também parece definido: em São José dos Campos, Emanuel Fernandes (PSDB) deve derrotar Pedro Yves (PMDB). Em Campinas, Francisco Amaral (PPB) leva enorme vantagem sobre Célia Leão (PSDB). Em São Luís do Maranhão, Jackson Lago (PDT) ganha de João Castelo (PPB).
A indefinição permanece em seis cidades e, em quatro delas, há um empate absoluto ou estatístico: em Campo Grande, Zeca do PT empata em 45% com André Puccinelli (PMDB). Em Florianópolis, Ângela Amin empata estatisticamente (45% a 43%) com o petista Afrânio Boppré.
Em Santos, Telma de Souza (PT) tem 46% contra 44% de Beto Mansur (PPB). Em Sorocaba, José Caldini Crespo (PFL) fica com 43% contra 40% de Renato Amary (PSDB).
Em Ribeirão Preto, Sérgio Roxo (PT) leva 8 pontos de vantagem sobre Luiz Roberto Jábali (PSDB), um ponto mais do que Nion Albernaz (PSDB) tem sobre Luiz José Bittencourt (PMDB), em Goiânia.
Se as urnas confirmarem os resultados das pesquisas, o PSDB, o partido do presidente Fernando Henrique Cardoso e de todos os governadores do "triângulo das Bermudas", ficará fora do poder nas três principais cidades do país.
Em contrapartida, aumenta o cacife de Paulo Maluf para tentar a disputa presidencial em 1998, com a vitória em São Paulo e em Campinas, segundo maior colégio eleitoral do Estado.

Texto Anterior: Pitta, 54%, deve confirmar vitória; Erundina tem 33%
Próximo Texto: Erundina encaminha 2 denúncias contra Pitta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.