São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitta tem 54% e é virtual prefeito de São Paulo; Erundina fica com 33%

CLÓVIS ROSSI
DO CONSELHO EDITORIAL

Celso Pitta (PPB), candidato do prefeito Paulo Maluf, pode ser considerado o seu sucessor em São Paulo. A mais recente pesquisa do Datafolha sobre intenções de voto, concluída ontem, dá a Pitta 54% contra 33% para Luiza Erundina (PT).
É uma diferença que se manteve mais ou menos constante em todas as pesquisas relativas ao segundo turno. Em relação ao levantamento anterior, por exemplo, feito terça-feira, não houve alteração alguma.
Os dois candidatos apenas oscilaram negativamente um ponto percentual cada (Pitta tinha 55% e, Erundina, 34%).
Ainda há 3% de eleitores indecisos e 9% que votarão em branco ou anularão o voto.
Se as urnas confirmarem o resultado da pesquisa, será a primeira das quatro eleições em São Paulo, desde o restabelecimento do pleito direto, em que um candidato situacionista sai vencedor.
Em 1985, Fernando Henrique Cardoso, então no PMDB, perdeu para Jânio Quadros (PTB), embora fosse o candidato do prefeito Mário Covas e do governador Franco Montoro.
Três anos depois, Luiza Erundina elegeu-se contra Jânio, que se manteve afastado da disputa, e contra o governador Orestes Quércia (PMDB).
Em 1992, foi a vez de Paulo Maluf derrotar o candidato do PT, Eduardo Suplicy, e Aloysio Nunes Ferreira Filho (PMDB), apoiado pelo governador Luiz Antônio Fleury Filho.
A pesquisa do Datafolha mostra vantagem de Pitta em todas as zonas da cidade, sendo a maior na oeste (25 pontos) e, a menor, no centro (10 pontos).
Mostra também que, excluídos votos brancos e nulos, Pitta vence com 62% com 38% de Erundina.
É essa a forma com a qual o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) apresenta os resultados oficiais.
Os eleitores do PSDB, cujo candidato, o senador José Serra, ficou fora do segundo turno, votarão majoritariamente em Pitta (51% a 28%).

Texto Anterior: Custo do pleito chega a R$ 163,9 milhões
Próximo Texto: Suplicy não consegue obter o documento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.