São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

A São Paulo que se transforma

EDUARDO GIANNETTI DA FONSECA

*
"A vida das cidades, não menos que a dos indivíduos, é vivida em larga medida na imaginação. Existem tantas São Paulos quantas são as perspectivas, imagens e vivências subjetivas de seus milhões de moradores. A São Paulo comum e visível que habitamos -a São Paulo das fotos, estatísticas, inventários e estudos urbanos- é a síntese de uma outra São Paulo, invisível, que nos habita. Haverá alguém satisfeito com a cidade como ela é hoje? Os paradoxos e contrastes de nossa conivência urbana -a precariedade e a vibração nervosa do espaço público em São Paulo- refletem a nossa disposição em viver a cidade não como fim e expressão compartilhada de nossa identidade, mas como algo puramente instrumental -como um espaço-meio repleto de oportunidades e obstáculos à realização de nossos fins particulares e individuais.
Ninguém se move de si. Os outros somos nós."

Texto Anterior: PE e MG registram tremores de terra; Acusados de integrar quadrilha são presos; Dona-de-casa é ferida por bala perdida no Rio; Choque entre Gol e caminhão mata 4; Estudante atingida por amoníaco volta a ver
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.