São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC multou o Bamerindus em R$ 200 mi

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Bamerindus foi multado em aproximadamente R$ 200 milhões no último dia 10 de junho pelo Banco Central, por irregularidades apuradas na área cambial. O Bamerindus teria fraudado guias de exportação no período de 1988/89.
O departamento jurídico do Bamerindus recorreu ao Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, que julga decisões do BC. Ainda não há definição sobre assunto.
O banco do senador José Eduardo de Andrade Vieira (PTB-PR) pretende não desistir, se perder no Conselho, e vai contestar os dados do BC na Justiça comum, apurou a Folha.
As operações irregulares teriam sido cometidas com o envolvimento de funcionários do BC que forneciam autorização para o fechamento de operações de câmbio fictícias, segundo as apurações feitas pelo próprio BC.
O procurador Carlos Augusto Faias, da regional do BC em Curitiba, coordenou um grupo de trabalho especial para investigar as irregularidades. Outros bancos estão envolvidos na mesma operação.
Ontem, Faias não quis dar informações sobre o processo administrativo que foi instalado no BC e suas conclusões sobre as irregularidades no setor de câmbio. Ele disse que o diretor de Assuntos Internacionais do BC, Gustavo Franco, estava com toda a documentação.
A Folha telefonou às 17h15 para Franco, mas não recebeu resposta até as 20h.

Texto Anterior: Sincovaga alerta para perigos do pré-datado
Próximo Texto: Szajman prevê venda 12% maior no Natal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.