São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verão em 16 Cisne é muito quente

FABRIZIO RIGOUT
DA REDAÇÃO

Os astrônomos descobriram um planeta chamado 16 Cisne, que não gira em torno do Sol. Já foram descobertos pelo menos oito planetas fora do Sistema Solar. Eles são bem maiores do que a Terra e quase todos são feitos de gás.
Infelizmente não vai dar para a gente mudar para lá porque não tem chão para pisar. E mais, os planetas ficam a bilhões de quilômetros daqui.
O que está chamando a atenção dos cientistas nesse novo planeta é que ele tem uma órbita "torta" em volta de sua estrela-mãe, a 16 Cisne B.
A Terra gira praticamente em círculos ao redor do Sol. O planeta 16 Cisne gira num caminho oval. Por causa dessa órbita excêntrica (isto é, fora de centro), os verões em 16 Cisne são muito, mas muito mais quentes que os invernos.
No verão, a distância entre 16 Cisne e sua fonte de calor (sua estrela) é quase igual à de Vênus ao Sol. No inverno, a distância é maior do que a de Marte ao Sol (veja quadro).
Não dá para enxergar 16 Cisne, nem através de telescópios. Mesmo assim, os cientistas sabem que ele está lá. Leia abaixo como são descobertos os planetas.

Texto Anterior: Nathália: 'Pitta para ministro'
Próximo Texto: Matématica e física descobrem Netuno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.