São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF apura uso da máquina municipal

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

A Polícia Federal investiga em Campo Grande (MS) denúncias de compra de votos, retenção de títulos de eleitor e uso de funcionários públicos da prefeitura para favorecer o candidato do PMDB, André Puccinelli.
Até as 16h de ontem (17h em Brasília), quatro pessoas haviam sido presas e conduzidas à sede da PF, acusadas de participar dos crimes.
Cinco computadores da Secretaria Municipal da Infância e Adolescência, com supostas listas de servidores que teriam trabalhado em favor do PMDB, foram apreendidos pela polícia, por determinação judicial.
Segundo a PF, houve ainda a prisão em flagrante do candidato derrotado a vereador José Wilson Abranches, acusado de transportar ilegalmente quatro eleitores do interior do Estado para a capital.
Com Abranches, afirmou a polícia, foram encontrados dez títulos de eleitores e 15 comprovantes de votação do primeiro turno. O acusado, informou a PF, disse que já havia feito o mesmo trabalho no dia 3 de outubro.
A assessoria de André Puccinelli (PMDB) negou as acusações. Informou que "não existe qualquer orientação" para a compra de votos ou retenção de títulos e acusou o PT de "barbarizar" o processo eleitoral.
Casos como o de Abranches foram considerados pelo partido como "práticas isoladas, sem relação com o candidato".
Procurado pela Agência Folha, o secretário da Infância e Adolescência, Paulo Esselin, não foi encontrado para comentar a apreensão dos computadores.
Apesar do número de detenções ontem ter sido quase seis vezes maior que no primeiro turno -170 pessoas foram detidas-, a eleição em Campo Grande foi marcada pela tranquilidade.
Os partidos orientaram os militantes a atuar principalmente na fiscalização.
O candidato petista, Zeca do PT, e seu adversário Puccinelli votaram às 8h e se declararam vencedores. Depois, percorreram as principais seções eleitorais em busca dos votos dos indecisos.
O segundo turno na cidade foi marcado pelo equilíbrio. Pesquisa Datafolha revelou que ambos estavam empatados em 45% às vésperas da eleição.
Até 17h45 de ontem (18h45 em Brasília), o TRE (Tribunal regional Eleitoral) havia totalizado 10.118 votos -4,78% das seções. Puccinelli estava à frente com 48,71% e Zeca do PT, com 46,01%.

Texto Anterior: Castro espera bom relacionamento com governador
Próximo Texto: Albernaz, do PSDB, vence com 56%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.