São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996 |
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Relatório deve exigir mudança em Fokker
RODRIGO VERGARA
A queda do avião ocorreu em 31 de outubro e causou a morte de 98 pessoas. A comissão, que tem representantes da Aeronáutica, da TAM e dos sindicatos dos aeronautas e dos aeroviários, vai se reunir na segunda-feira, no Rio de Janeiro, para começar a redigir o relatório preliminar, que é um esboço do relatório final. Sobre o projeto, a comissão vai exigir que a Fokker altere o sistema de alimentação elétrica que aciona o reverso do motor do Fokker-100. A comissão considera certo que o avião perdeu estabilidade durante a decolagem por causa da abertura cíclica -abriu e fechou várias vezes- do reverso direito do avião durante operação. As causas da abertura indevida e a reação da tripulação diante do problema ainda não foram descobertas. O reverso é uma espécie de marcha à ré da turbina e só deve ser utilizada durante o pouso, para frear o avião. O relatório deve sugerir uma alteração que a TAM já vem utilizando em seus Fokker-100 desde alguns dias depois do acidente, que consiste em acrescentar um relé -interruptor elétrico- de segurança ao sistema de acionamento do reverso. Além disso, deve ser exigido que o treinamento obrigatório dos pilotos de Fokker-100 inclua a situação de abertura cíclica de reverso durante a decolagem. Atualmente, os manuais do Fokker-100 consideram de uma em 1 bilhão a chance de o reverso abrir durante a decolagem. Por último, deve ser incluída na checagem de segurança, feita antes de cada decolagem, uma verificação dos canais do sistema automático de aceleração -chamado ATS ou autothrottle. Essa última recomendação já foi adotada pelo RLD e pelo FAA -órgãos responsáveis pela aviação civil na Holanda e nos EUA, respectivamente. Montagem O Fokker-100 da TAM acidentado está sendo remontado por técnicos que investigam os destroços da aeronave. Parte da montagem está sendo feita em São Paulo. O restante, em São José dos Campos (97 km de SP), onde as peças suspeitas de terem apresentado falha estão sendo analisadas. Texto Anterior: Dívidas dos Estados Próximo Texto: Advogado afirma que TAM resolveu problema hidráulico Índice |
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