São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio vende menos

DA REPORTAGEM LOCAL

Os indicadores conjunturais do Sebrae-SP mostram que em setembro as vendas no pequeno comércio caíram 5,9% em relação a agosto. No comércio em geral, a queda foi de 2,9%.
Já as vendas da pequena indústria apresentaram crescimento de 0,6% em relação a agosto, contra redução de 1,5% na indústria em geral.
Na comparação com setembro de 95, a diferença entre comércio e indústria se acentua.
As vendas reais do pequeno comércio foram 14,9% menores em setembro de 96. A pequena indústria vendeu 0,8% a mais do que no ano passado.
Comparando os mesmos meses, as vendas no comércio em geral se mantiveram estáveis (-0,6%) e as da indústria foram 14% maiores.
Segundo o assessor econômico do Sebrae, José Roberto Cunha, o pequeno comércio está com dificuldades de crédito, o que causou a retração.
"A recuperação do comércio em 96 está baseada no crediário. Os grandes magazines conseguem financiar o crédito, mas os pequenos comerciantes não têm capital para isso", explicou Cunha.
O desemprego e a redução na massa salarial também foram maiores nas pequenas empresas do que na média geral.
Segundo os indicadores do Sebrae, o total de salários reais no comércio caiu 0,6% em relação a agosto. Na indústria, os salários cresceram 1%.
São consideradas pequenas as empresas com até 49 funcionários (no comércio) ou até 99 (na indústria).

Texto Anterior: Sebrae quer avaliar benefícios com MP
Próximo Texto: Consultor diz que a Ásia vai dominar o mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.