São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora faz segunda leitura independente

PATRICIA DECIA
EDITORA FAZ SEGUNDA LEITURA INDEPENDENTE

A editora Scritta afirma que contratou uma pessoa independente para fazer uma releitura de "Novas e Velhas Ordens Mundiais", para detectar se há problemas na tradução do jornalista Paulo Roberto Coutinho.
"Não podemos, apenas com o parecer de uma pessoa sobre prefácio e primeiro capítulo do livro, concluir que a obra está comprometida, mas estamos averiguando", afirmou Daisy Barreta, diretora editorial da Scritta.
O parecer deve estar pronto em duas semanas, mas, até lá, a obra continuará a ser distribuída e vendida normalmente.
"Há detalhes que a professora levanta que não são prejudiciais para o leitor, apenas deixam o texto um pouco mais duro. É preciso lembrar que o texto do Chomsky é difícil, mas, se há problemas, é nossa obrigação resolvê-los."
Segundo Barreta, o livro foi preparado para lançamento na Bienal do Livro. "Há momentos em que trabalhamos com prazos mais apertados, mas a responsabilidade pelo produto é totalmente nossa."
A diretora afirma que problemas de tradução em primeiras edições são comuns no mercado. "Nenhuma editora quer lançar um produto com problemas, mas trabalhamos com material humano."
O tradutor Paulo Roberto Coutinho, 32, afirma que a tradução não compromete o livro. Ele diz ter entrado em contato por carta com Noam Chomsky para esclarecer trechos mais complexos da obra durante o trabalho de tradução.
"Esse é um livro muito difícil, baseado em palestras. Chomksy utiliza, ao mesmo tempo, uma linguagem coloquial seguida por construções rebuscadas", disse.
Coutinho afirma que trabalha como tradutor de artigos para revistas há dez anos e colaborou resenhando livros para a imprensa.
A Scritta já publicou outros dois livros do autor, também na área política -"O Ano 501 - A Conquista Continua" e "Camelot - Os Anos Kennedy". "Nunca recebemos cartas ou outros indícios de que havia problemas referentes às duas obras", diz a diretora.
(PD)

Texto Anterior: Veja alguns dos erros da tradução
Próximo Texto: Manchete cancela exibição de desenho animado japonês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.